Como se reinventar enquanto profissional para transformar a realidade em que vive e inovar no âmbito da educação. Essas foram as principais abordagens do evento “Professor Transformador” que reuniu docentes e profissionais da educação, em Ribas do Rio Pardo, na noite de sexta-feira (11). Realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, a iniciativa trouxe para o público palestra “A educação transformadora e as cidades”, ministrada por Edgar Andrade, criador do Canal Maker e co-fundador e ex-sócio da Mr. Plot, empresa criadora do Mundo Bita.
Na data, também participaram do evento lideranças locais e representantes da Prefeitura, como o prefeito, João Alfredo Danieze, que fez a abertura da palestra e deu boas-vindas aos participantes. Para o secretário municipal de Educação, Nizael Flores de Almeida, a iniciativa “Professor Transformador” foi importante para gerar uma reflexão nos professores a respeito do trabalho que têm desenvolvido nas escolas, além de contribuir para a implementação de novas estratégias de ensino.
“Foi um momento de provocação primordial para que o corpo técnico pudesse refletir e acredito que a partir dessas provocações a gente consegue desenvolver ideias e temáticas para serem abordadas em uma formação continuada, por exemplo. Como diria o Edgar Andrade, a inovação acontece pelas pessoas e com a criatividade do professor e, nós temos excelentes profissionais na rede, acho que a gente tem tudo para inovar cada dia mais e produzir histórias e ensinos de qualidade”, destacou.
Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, essa é mais uma iniciativa desenvolvida para contribuir com a qualificação docente no município. Desde 2021, o Sebrae tem atuado, por meio do Cidade Empreendedora, com a proposta de apoiar na formação dos professores para estimular a adoção de boas práticas e fomentar ao empreendedorismo nas escolas.
“Mais uma vez quisemos trazer aos professores novas informações para que eles possam criar experiências de aprendizagem mais dinâmicas e envolventes para os estudantes, de modo a proporcionar não só o desenvolvimento das crianças, mas também o envolvimento da comunidade escolar, com a proposta de gerar transformação e impactar positivamente no território onde vivem”, enfatizou Priscila.
A palestra trouxe para o público a abordagem de temáticas como a superação do medo de errar para criar ambientes inovadores em sala de aula; a conexão entre ambientes de inovação e o futuro das cidades; bem como a preparação dos estudantes para profissões do futuro. Na data, o palestrante Edgar Andrade, também trouxe uma reflexão sobre o processo de mudança e a necessidade de fazê-lo enquanto profissional, para que dessa maneira possa transformar o contexto em que está inserido.
“É necessário pensar primeiro na nossa transformação e só então refletir sobre como podemos mudar a vida dos outros. Acredito que a gente precisa redesenhar o mundo para que possamos sobreviver nele e os professores são fundamentais nesse processo. A escola é um importante instrumento de conexão das cidades e dos negócios com o futuro, então, é preciso criar ambientes e experiências que estimulem a inovação e a resolução de problemas presentes na sociedade. Meu papel nessa palestra é promover essa reflexão e fazer provocações para que as pessoas se sintam instigadas a fazer as coisas de um modo diferente”, pontuou Edgar.
Profissionais de Ribas do Rio Pardo aprovam
Para os profissionais da educação que participaram do evento “Professor Transformador” a experiência foi de grande valia para enxergar à docência por outro ângulo e compreender que é possível aplicar novas formas de ensino em sala de aula.
Segundo o professor Jorge Luiz Mendes Loureiro, que atua nas escolas Professora Maria de Monteiro de Lima e Doutor João Ponce de Arruda, a palestra estimulou a adoção de iniciativas que podem fazer a diferença no dia a dia dos estudantes. “Achei interessante porque o palestrante trouxe bem aquela questão de que não é preciso criar um projeto mirabolante, muitas vezes, é melhor optar pelo simples e adaptar para a sua realidade. Você tenta e pode ir aprimorando, isso é bacana”, expôs o docente.
Osmar Batista, professor de língua inglesa, contou que a abordagem foi interessante para que todos pudessem refletir, além do presente. “Precisamos trabalhar com inovações para a sala de aula, pensando no presente, mas caçando o futuro, visualizando os desafios que teremos e o que queremos construir”, esclareceu.
Já os docentes Zinete Ferreira Ribeiro e Fernando Andrade destacaram que o conteúdo apresentado reforçou a importância de trabalhar em prol do desenvolvimento dos estudantes. “Temos que incentivar o aluno a ser criativo e aproveitar o que ele traz para estimulá-lo a ser o protagonista da sua própria história e da sua criação”, pontuou Zinete. “É preciso trabalhar para estimular a criatividade para que ele cresça e se desenvolva”, contou Fernando.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.