Por meio do programa Cidade Empreendedora, educadores do município tiveram primeiro contato com a metodologia inovadora
Para despertar nos estudantes do Ensino Fundamental a capacidade de inovar e transformar ideias em algo de valor para a sociedade, a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) será aplicada, pela primeira vez, na Rede Municipal de Ensino de Água Clara. A iniciativa integra o eixo Educação do programa Cidade Empreendedora – executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal – e, por meio dela, os professores são capacitados para que o tema empreendedorismo seja trabalhado em sala de aula.
Na sexta-feira (8), foi realizado o primeiro passo dessa formação, quando os professores e corpo técnico participaram de uma palestra de sensibilização. De acordo com a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, o encontro veio para explicar como funciona a metodologia.
“A palestra marca o início das atividades do eixo de Educação dentro do programa Cidade Empreendedora e é muito importante, pois, por meio dessa sensibilização, apresentamos aos professores e às equipes pedagógicas das escolas como o JEPP pode ser aplicado em sala de aula. Após essa palestra, os professores serão capacitados por meio de um curso para que possam começar a aplicar a metodologia com os estudantes a partir do segundo semestre deste ano”, pontuou a gestora.
Para Andréia Rodrigues de França, professora do Ensino fundamental, que trabalha na Escola Luciano Silvério de Oliveira, a metodologia é didática e vem para complementar a estrutura curricular. “Eu achei muito interessante a palestra porque é através do envolvimento entre escola, aluno e o programa Educação Empreendedora, que nós vamos poder usar todo o material oferecido e complementar, cada vez mais, o aprendizado das crianças. Essa ação é muito importante e só irá trazer benefícios para o crescimento das crianças, além de ser um desafio para nós, professores. A palestra foi bastante esclarecedora e estou empolgada para trabalhar o conteúdo com os alunos”, comentou a docente.
Já para Rosana Alves Mendes, professora do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, que trabalha na Escola Luciano Silvério de Oliveira, a palestra foi um momento importante para conhecer a proposta e os conteúdos que a metodologia oferece. “Acredito que, não só eu, como todos os professores aqui, estão contentes com a capacitação e com chegada da metodologia na nossa escola. Depois da palestra eu percebi que muitas portas vão se abrir, além de ser um conteúdo complementar para a educação dos nossos alunos, nós teremos a oportunidade de despertar a curiosidade nas crianças”, afirmou a professora.
Sobre o JEPP
Para que a metodologia do JEPP seja aplicada em sala de aula, o Sebrae/MS capacita os docentes e possibilita que o tema empreendedorismo seja trabalhado com estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. Com cada turma, o empreendedorismo é abordado de uma forma diferente de acordo com a faixa etária das crianças.
Por meio dessa abordagem, são desenvolvidos diversos produtos pelos alunos, sob a supervisão e orientação dos professores, tendo como base a cultura do empreendedorismo. Ao final da iniciativa no ano letivo, são realizadas as Feirinhas do JEPP – eventos abertos para a comunidade que mostram o resultado do trabalho feito por todas as turmas.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser acessadas no site oficial ou pelo número 0800 570 0800.