Professores vão inovar aulas com educação empreendedora em Ribas do Rio Pardo

/ / Ribas do Rio Pardo

É hora de incentivar o acesso ao conhecimento que ajudarão crianças e jovens a criar soluções diferenciadas investindo na preparação de um tempo de oportunidades. Nesse propósito, o Sebrae/MS e a Secretaria de Educação de Ribas do Rio Pardo levaram, nos dias 12, 13, 14 e 15 de fevereiro, a oficina de capacitação para os professores da Rede Municipal de Ensino para a aplicação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), na Escola Municipal Alcindo Vicente Ferreira.

A instrutora do Sebrae/MS, Patrícia Monteiro, destacou que o conteúdo foi desenvolvido com base no tema “Sabores e Cores”, que trata o alimento como uma grande oportunidade de negócio, saúde e a manipulação adequada, conhecimento sobre clientes e concorrentes, educação ambiental e utilização dos recursos da natureza.

Os professores recebem a formação na metodologia e vão levar às salas de aula atividades lúdicas e experiências para despertar atitudes empreendedoras. “A proposta foi montar uma feira, criando um espaço gastronômico, capacitando os professores e vivenciando o que eles irão explicar para os alunos dentro do JEPP”, afirmou a instrutora.

Para a Secretária de Educação de Ribas do Rio Pardo, Juliana Meza, a educação empreendedora estimula o contato com novas aprendizagens e potencializa a formação das crianças. “Todo o aprendizado foi além das minhas expectativas. Ver o entusiasmo e a alegria de todos com o envolvimento desde a confecção, venda e interação com as pessoas, tudo isso foi muito importante para o desenvolvimento e vai se estender com as demais atividades desenvolvidas com os alunos nessa temática”, declarou.

Ensinar a empreender desde o ensino fundamental é uma ótima forma de começar a vivenciar essa experiência, mergulhado nas atividades, com a possibilidade até de ajudar em casa. É o que disse a professora Marilize, da Escola Municipal Alcindo Vicente Ferreira. “A oficina nos ensinou que, por meio dos saberes, podemos viver mudanças dentro e fora da escola. Com a aplicação do conhecimento junto aos alunos, eles terão a oportunidade de ajudar os pais com esse ensinamento em casa. Às vezes, através de pequenas atitudes podem montar barracas em feira e mostrar aos pais uma forma de ganhar uma renda extra”, explicou.

A ação foi realizada durante a Semana Pedagógica da Rede Municipal, que possui uma disciplina de empreendedorismo na grade implementada para a inserção dessas atividades como conteúdo obrigatório. Este trabalho faz parte do Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a gestão municipal com o objetivo de promover o desenvolvimento local com foco em eixos estratégicos da economia.

Por: Nayara Tiago