Professores e servidores participaram de oficina e palestras levadas por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em Bataguassu em parceria com a prefeitura, realizou para os professores e servidores da Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), três capacitações voltadas para o fomento do empreendedorismo nas escolas. Com as temáticas, “Metodologias ativas no processo de aprendizagem” e “Cidadania e ética nas escolas” foram ministradas duas oficinas, além da palestra “Atendimento humanizado”.
As ações fazem parte do eixo “Educação” do programa Cidade Empreendedora e vieram para qualificar os docentes com iniciativas que possibilitam o aprendizado do empreendedorismo por parte dos estudantes. “Levamos a temática ‘Cidadania e ética nas escolas’, para que os professores introduzam o assunto em sala de aula e a oficina ‘Metodologias ativas no processo de aprendizagem’ para que os docentes tenham ferramentas de operacionalização da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que já é aplicada no município, de forma mais simplificada e ágil. Já a palestra sobre atendimento humanizado vem para reforçar a importância de um olhar sensibilizado, por parte do profissional, sobre os estudantes, e toda a questão educacional”, expôs a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso.
A diretora da Escola Municipal do Campo Professora Maria da Conceição, Clarice Maria da Costa, acredita que as ações vêm enriquecer as práticas em sala de aula. “Percebemos nossos alunos carentes e ansiosos por metodologias ativas que agreguem na aprendizagem. A palestra veio mostrar aos nossos professores que isso é possível e traz resultados. Os participantes saíram mais preparados e confiantes para ousarem e trazerem novos métodos e técnicas para o ensino, pois as sugestões apresentadas foram muito enriquecedoras”, afirmou a diretora.
Para a professora Solange Francisco, as ferramentas exemplificadas nas atividades irão auxiliar na rotina de ensino. “Esta formação foi bem interessante pois revisamos a pirâmide da aprendizagem, as abordagens ativas e conhecemos recursos tecnológicos que poderemos utilizar para nos ajudar na sala de aula”, pontuou Solange.
Já a professora Cláudia Benevides salientou a importância de compreender a necessidade de cada aluno para, então, trabalhar metodologias mais assertivas no processo de ensino. “Foi um momento muito enriquecedor para nós educadores, pois, quanto mais conhecimento, mais poderemos oferecer aos nossos alunos em sala de aula, abordando melhor aspectos cognitivos no processo de ensino e tornando o aprendizado mais dinâmico de acordo com os estágios de desenvolvimento”, relatou Cláudia.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.