Profissionais participaram de palestras e oficinas sobre ensino híbrido, inovação e empreendedorismo nas escolas e a respeito da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em Chapadão do Sul em parceria da Prefeitura Municipal, realizou para os professores da Rede Municipal de Ensino, nesta quinta-feira (11), seis capacitações com temática voltada para o empreendedorismo nas escolas.
Com as temáticas Liderança com Propósito; Metodologias Ativas; Ensino Híbrido: Sala de Aula Invertida; Inovação e Empreendedorismo nas Escolas, as capacitações fazem parte do eixo “Educação” do programa Cidade Empreendedora e vieram para qualificar os docentes na formação de jovens empreendedores. O grupo também participou de duas oficinas: JEPP anos Iniciais e JEPP anos finais – que reforça o trabalho já desenvolvido na escola através da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos.
Para a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, os cursos abrirão novos panoramas de ensino para os professores do município, que terão novas ferramentas para inserir o empreendedorismo no aprendizado dos estudantes. “Nossa proposta foi instrumentalizar os professores com novas ações, estimulando a criatividade e mostrando a eles, na prática, como pode ser feita a implementação da metodologia JEPP em sala de aula. Já as outras capacitações vieram para sensibilizar o professor sobre o papel de líder que deve exercer junto aos alunos, além de apresentar soluções diferenciadas para que os profissionais possam ter, ainda mais, excelência no ensino”, comentou a gestora.
De acordo com a professora Isabel Dias, que atua na Escola Rural Pedra Branca, a ação permitirá aos educadores inserir o pensamento empreendedor em diversos conteúdos ministrados para os alunos. “É muito importante participar de ações como essa, porque iniciativas assim trazem novos conhecimentos para os educadores que irão refletir em cada aluno na sala de aula. As oficinas de hoje foram essenciais para reforçar a necessidade do empreendedorismo em nossa vida, buscando sempre novos horizontes, não somente para nós, mas principalmente para nossos alunos”, ressaltou a professora.
Já a professora Gislaine Dantas, que trabalha nas escolas Manoel de Barros e Cecília Meirelles, salientou a importância de desenvolver o lado empreendedor dos estudantes desce cedo. “Esse curso, a meu ver, vem para facilitar o processo de ensino dos alunos. Aplicando o que eu vi aqui, acredito que os estudantes terão o espírito empreendedor despertado, o que é importante para que eles saibam inserir essas ideias em diversos âmbitos do seu aprendizado desde pequenos”, pontuou a Gislaine.
Por fim a professora Jucele Lopes Pedroso, que dá aulas na Escola Rural Pedra Branca, elogiou a dinâmica das oficinas ministradas na cidade. “A consultora proporcionou uma maior compreensão sobre o empreendedorismo e também possibilitou um conhecimento prático com as oficinas. O encontro trouxe um olhar voltado para a teoria e a prática, envolvendo todos os profissionais presentes”, afirmou a professora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.