Oficina SEI Vender e palestra com dicas para reduzir os impactos da inadimplência nos negócios foram realizadas pelo Sebrae e Prefeitura Municipal
Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Educação, promoveu nos dias 29 e 30 de julho capacitações voltadas para empresários e microempreendedores que atuam no ramo de Comércio e Serviços. Com protocolos de biossegurança, a oficina SEI Vender e a palestra “Clientes inadimplentes: Como reduzir o impacto no meu negócio” foram realizadas na sede da Escola Sesi.
Com a proposta de expor aos empreendedores a importância de conhecer o ambiente de negócios no qual está inserido para melhorar as vendas, a oficina SEI Vender aconteceu na quinta-feira (29) e apresentou aos participantes soluções voltadas para a área de marketing como estratégias para atrair o público. O trabalho envolve, principalmente, a utilização correta dos componentes – produto, ponto, preço, promoção e cliente – para alcançar melhores resultados.
Já na sexta-feira (30), a palestra “Clientes inadimplentes: Como reduzir o impacto no meu negócio” expôs quais são os caminhos que podem ser adotados para amenizar o peso da inadimplência. Uma das estratégias que podem ser adotadas pelo empreendedor, por exemplo, é a análise do histórico de crédito do cliente, além de ter uma política de negociação de dívidas bem planejada. Além disso, a palestra também apresentou soluções a respeito de como acompanhar o comportamento dos clientes, como reduzir o número de ações de cobrança e aumentar a recuperação de créditos e qual é a melhor forma de tomar decisões para reduzir a inadimplência.
Segundo Márcio Ohashi, analista de relacionamento do Sebrae da Regional Costa Leste, as duas capacitações apresentaram estratégias que podem auxiliar os empreendedores a alcançarem melhores resultados. “Na primeira capacitação foi falado sobre marketing, mostrou conceitos básicos, mas que podem ser úteis na hora do microempreendedor ou do empresário aumentar as suas vendas. Já na palestra, foi falado sobre como a inadimplência pode afetar as finanças da empresa e que ações podem ser tomadas pelo empresário para diminuir ou evitar esse tipo de perda”, afirmou Márcio.
Para quem participou das capacitações, como Michele Mathias dos Santos, funcionária da Bella Center Calçados e Confecções, a palestra foi proveitosa. “Os conteúdos apresentados foram claros e objetivo. Com certeza vamos aplicar essas soluções aqui na empresa e assim seguindo para aumentar nossas vendas e além de atender bem os nossos clientes”, completou Michele.
Outro empreendedor que também esteve presente foi Diego Skora, dono da Gratiluz Energia. Segundo o empresário, a capacitação foi muito esclarecedora. “Gostei da palestra, algumas dúvidas que eu tinha foram tiradas, acredito que foi uma boa experiência e espero que tenham mais rodas de empreendedorismo”, expôs Diego.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas através do número 0800 570 0800.