Promovida por meio de parceria entre Sebrae/MS, Suzano e Governo do Estado, iniciativa fomentou o encadeamento produtivo através da qualificação de pequenos negócios
Com a participação de micro e pequenas empresas dos municípios de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas, na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada a cerimônia de encerramento do programa Semear, uma iniciativa da Suzano em parceria com o Sebrae/MS e Governo de Mato Grosso do Sul. O evento foi promovido na sede do Sindicato Rural de Ribas do Rio Pardo.
Com o foco no fomento ao encadeamento produtivo, o programa buscou qualificar os pequenos negócios presentes em Campo Grande e na região Costa Leste com potencial para tornarem-se fornecedores do grande empreendimento que é a Suzano – empresa referência mundial no setor de celulose e papel que está implementando uma nova unidade em Ribas do Rio Pardo.
Para conectar pequenos empreendedores ao grande empreendimento, promovendo a criação de um ambiente favorável para a geração de negócio, ao longo de dez meses, entre julho de 2022 e maio deste ano, mais de 150 micro e pequenas empresas foram beneficiadas com consultorias, capacitações e participação em rodadas de negócios promovidas pelo programa Semear.
Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a atuação conjunta das instituições alcançou resultados relevantes, impactando diretamente no fomento ao empreendedorismo. “O programa trouxe um investimento significativo para impulsionar o desenvolvimento local. Foram oferecidas mais de seis mil horas de consultorias ao longo de dez meses, para que pudéssemos integrar as pequenas empresas em uma cadeia de suprimentos e valor, fortalecendo o empreendedorismo local. Esse é apenas o começo de um ciclo virtuoso de desenvolvimento, onde as oportunidades para as empresas locais resultam em impacto positivo na qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Amarilha.
Representando o Governo do Estado na solenidade de encerramento, Bruno Bastos, secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), destacou a importância da iniciativa para impulsionar o ciclo virtuoso da economia, algo que tem sido fomentado nos últimos anos.
“Esse ciclo só se completa quando, além de trazer o investimento e gerar uma quantidade expressiva de empregos, também qualificamos os empreendedores locais para que eles participem desse ganho econômico, tendo um olhar importante para a promoção da dinamização da economia, melhorando o ambiente de negócios, então, hoje colhemos os frutos desse trabalho que trouxe também uma maior competitividade para os pequenos negócios”, expôs Bastos.
Segundo o diretor de Engenharia do Projeto Cerrado da Suzano, Maurício Miranda, a empresa tem feito investimentos contínuos para a qualificação dos pequenos negócios locais, por compreender a relevância dessa iniciativa como contribuição ao trabalho desenvolvido pela Suzano e, principalmente, pelo impacto gerado na região. “A qualificação dos fornecedores é fundamental para o sucesso da Suzano, não apenas em Ribas do Rio Pardo, mas também em outras unidades. Estar preparado para fornecer, entender a engenharia por trás dos benefícios e ser competitivo são aspectos essenciais para que os empreendedores possam aproveitar as oportunidades”, pontuou Miranda.
Durante a execução do programa Semear, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo foi uma das instituições a apoiar o trabalho desenvolvido. O município é atendido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, e, nesse contexto, outras ações também foram promovidas para conectar grandes empresas com pequenos negócios locais. No encerramento do Semear, o prefeito do município João Alfredo Danieze, enalteceu a atuação do Sebrae e a importância da iniciativa em fortalecer os empreendedores locais e impulsionar o desenvolvimento da região.
“Agradeço ao Sebrae e a toda a equipe envolvida nesse projeto, assim como à Suzano pelo seu apoio imprescindível ao comércio local. Quero destacar a importância dessa iniciativa para fortalecer nossos empreendedores e impulsionar o desenvolvimento da nossa região. Parabenizo também todos os empresários certificados e agradeço por seu comprometimento e dedicação. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para a nossa comunidade”, afirmou o prefeito Danieze.
Na solenidade de encerramento do programa Semear também esteve presente o conselheiro do Sebrae/MS e presidente do Sistema FAEMS (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul), Alfredo Zamlutti.
Qualificação para os pequenos negócios
Por meio do programa Semear, foram realizadas mais de seis mil horas de consultorias especializadas, fornecendo orientação e apoio para melhorias nas áreas estratégicas e operacionais das empresas. O trabalho teve início com um diagnóstico que analisou aspectos como gestão financeira, produtividade, perfil do empreendedor e áreas como marketing e vendas. Com os dados obtidos elaborou-se um plano de ação para cada empresa, aplicado através de consultoria, o que resultou em um aumento de 39% no índice de competitividade dos pequenos negócios, quando comparada a mensuração final com a inicial.
Como parte das ações do Semear, foram promovidas 14 oficinas sobre “ESG” (Ambiental, Social e Governança) nos municípios de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Inocência e Três Lagoas. Essas oficinas totalizaram 250 horas de capacitação, proporcionando aos participantes conhecimentos sobre práticas sustentáveis e responsabilidade social corporativa. A conscientização em relação à importância desses temas vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente empresarial, impulsionando a adoção de práticas sustentáveis pelas empresas.
Além disso, o programa Semear ofereceu duas rodadas de negócios, realizadas nos dias 7 de julho de 2022 e 23 de março de 2023. Essas rodadas foram fundamentais para promover o networking e as parcerias entre os participantes, resultando em uma geração expressiva de negócios. Com essas ações, foram movimentados negócios imediatos e futuros no valor de R$ 100,3 milhões, impulsionando o crescimento econômico da região.
Os resultados alcançados demonstraram um impacto significativo no aumento da competitividade das empresas participantes. O empresário Bruno Andrade, da Bruno Eletro Ar, considera o programa um divisor de águas para o empreendimento. “O projeto trouxe um impulso significativo, quando a equipe veio apresentar suas ideias e começamos a dialogar. No início, a empresa era composta apenas por mim e meu filho, e hoje chegamos a um ponto em que tínhamos 16 funcionários, agora estamos em 12. Esse crescimento se deve, em grande parte, a esse projeto”, declarou.
Para o empreendedor Angelo da Silva, da Embala Ribas, o Semear foi fundamental para o desenvolvimento da empresa. “Além das oficinas e palestras, tivemos a oportunidade de contar com a orientação dos consultores, que nos auxiliaram a planejar ações em diversas áreas da empresa, incluindo finanças e sustentabilidade ambiental. Os resultados já são visíveis, e nossos clientes estão percebendo essas melhorias. Além disso, conseguimos aumentar significativamente nossa oferta de empregos, tendo a necessidade de contratar mais pessoas para nos auxiliar nesse crescimento”, afirmou.
Cidade Empreendedora
Conexões Corporativas é uma das estratégias trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora, em que o Sebrae atua para aproximar as grandes empresas das micro e pequenas, além de capacitar os pequenos negócios para que eles possam tornar-se fornecedores das empresas âncoras, atuando de forma conjunta no território e fomentando o desenvolvimento das regiões. Dos municípios contemplados pelo programa Semear, três são atendidos pelo Sebrae/MS por meio do Cidade Empreendedora: Água Clara, Inocência e Ribas do Rio Pardo.
O programa é executado em parceria com as Prefeituras Municipais e visa promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Dentre as ações previstas pelo programa, estão a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas, incentivo às compras locais, promoção de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
Mais informações sobre o Cidade Empreendedora e as ações de encadeamento produtivo do Sebrae/MS podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.