Em “Marketing territorial e setores econômico” município garantiu o primeiro lugar e em “Educação Empreendedora” foi vice-campeão
Na noite desta sexta-feira (27), o Sebrae/MS anunciou os prefeitos de Mato Grosso do Sul vencedores na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) e, na data, iniciativas inscritas por Porto Murtinho foram destaque em duas categorias diferentes. Em “Marketing territorial e setores econômicos” o município garantiu o primeiro lugar com o projeto “Porto Murtinho: O novo canal do Panamá”; e, em “Educação Empreendedora”, a gestão municipal foi vice-campeã com o projeto “Jovens Empreendedores da Rota Bioceânica”.
A cerimônia para entrega da premiação foi realizada na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, quando o prefeito Nelson Cintra foi reconhecido pelo trabalho realizado. “O prêmio prefeito empreendedor é o Oscar da administração pública. É o resultado do trabalho que a gestão municipal construiu. É um legado da nossa equipe e para a população que também tem participação ativa no desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta edição, o prêmio recebeu inscrições de 20 projetos em seis categorias diferentes. Ao todo, concorreram 15 municípios sul-mato-grossenses, o que mostra o comprometimento das gestões em realizar ações que melhoram o ambiente de negócios e, por consequência, a vida da população.
“O Sistema Sebrae premia e reconhece esses projetos, onde o prefeito e sua equipe fazem algo de destaque nos municípios. A proposta do prêmio é de longa data. Nós já tivemos, ao longo dos anos, cinco prefeituras que ganharam prêmios nacionais. Fazemos a etapa estadual, depois esses projetos são avaliados por outra equipe, a nível nacional, e então, esse trabalho pode ser reconhecido e se tornar uma referência nacional”, afirmou Mendonça.
Por ter garantido o 1º lugar na categoria “Marketing territorial e setores econômicos”, Nelson Cintra disputa agora a etapa nacional, cujo resultado será divulgado em cerimônia a ocorrer no dia 28 de junho em Brasília (DF). Também participam dessa segunda etapa em cinco categorias diferentes os gestores públicos das seguintes cidades de Mato Grosso do Sul: Chapadão do Sul, Rio Brilhante, Jardim e Costa Rica.
Em comum, todos os seis projetos que foram campeões nesta edição do PSPE são de prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as administrações para promover a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.
Conheça os projetos destaques de Porto Murtinho
“Porto Murtinho: O novo canal do Panamá” – O projeto vencedor na categoria “Marketing territorial e setores econômicos” foi implementado no município com a proposta de transformar Porto Murtinho em uma cidade referência da Rota Bioceânica, corredor rodoviário que irá ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, facilitando a exportação de produtos, sem passar pelo Canal do Panamá.
Para diversificar o comércio local e integrar o mercado entre os municípios brasileiros e estrangeiros que compõem a Rota Bioceânica, o projeto previu o investimento em infraestrutura, construção e revitalização de espaços comerciais; além de ações para fortalecer a identidade e as potencialidades do município; qualificar os empreendedores locais e mão de obra; e promover a articulação para a melhoria do ambiente de negócios.
No total, cerca de mil microempreendedores individuais e microempresas já foram beneficiados com o projeto. Os setores do agronegócio, comércio, construção civil, turismo, serviço e educação também foram impactados positivamente pela iniciativa.
“Jovens Empreendedores da Rota Bioceânica” – vice-campeão na categoria “Educação Empreendedora”, o projeto tem a proposta de desenvolver nos jovens do município um conjunto de habilidades empreendedoras, como a capacidade de propor soluções inovadoras para a solução de problemas, e é caracterizado por um conjunto de políticas públicas integradas voltadas para os seguintes segmentos: educação, cultura, sustentabilidade e empreendedorismo.
Uma das iniciativas do município, foi implementar nas escolas integrantes da rede pública a disciplina “empreendedorismo”, contemplando estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Em 2011, a gestão pública já havia sancionado a lei nº1478/2011 que instituiu o Projeto Educacional de Empreendedorismo, porém a iniciativa se concretizou somente no ano passado com a implementação efetiva da disciplina, baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Dentro dessa vertente, a prefeitura também implementou no município, por meio do programa Cidade Empreendedora a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) realizada em parceria com o Sebrae/MS. A instituição possibilitou a capacitação dos professores para que a temática fosse trabalhada com estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No total, 2.500 alunos foram beneficiados.
Outra iniciativa para o incentivo do empreendedorismo foi uma parceria desenvolvida com a Associação Comercial de Porto Murtinho, por meio dessa ação, é feita a orientação de jovens para inserção no mercado de trabalho.
Por meio do projeto “Jovens Empreendedores da Rota Bioceânica” realizado pelo município, cerca de 3.300 foram contemplados com iniciativas voltadas ao empreendedorismo. Além disso, a ação também beneficiou mais de 700 pequenos negócios.
Para saber mais sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ou a respeito do programa Cidade Empreendedora, ligue para 0800 570 0800.