Em “Empreendedorismo na escola” município garantiu o primeiro lugar e em “Cidade Empreendedora região Centro Oeste” foi vice-campeão
Na noite desta sexta-feira (27), o Sebrae/MS anunciou os prefeitos de Mato Grosso do Sul vencedores na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) e, na data, iniciativas inscritas por Porto Murtinho foram destaque em duas categorias diferentes. Em “Empreendedorismo na escola” o município garantiu o primeiro lugar e, em “Cidade Empreendedora região Centro Oeste”, a gestão municipal foi vice-campeã.
A cerimônia para entrega da premiação foi realizada na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, quando o prefeito Lucas Foroni foi reconhecido pelo trabalho realizado. “Eu me sinto lisonjeado por receber essa premiação, porque, além de estar no município nos acompanhando e nos ajudando a melhorar, por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae traz agora esse reconhecimento. Aprendi que a gente não precisa inventar a roda, mas sim colher as boas práticas e adaptá-las à nossa realidade e foi isso que apresentamos, então, que esse seja um incentivo para fazer as boas ideias se espalharem e inspirar outras administrações municipais”, destacou Foroni.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, nesta edição, o prêmio recebeu inscrições de 20 projetos em seis categorias diferentes. Ao todo, concorreram 15 municípios sul-mato-grossenses, o que mostra o comprometimento das gestões em realizar ações que melhoram o ambiente de negócios e, por consequência, a vida da população.
“O Sistema Sebrae premia e reconhece esses projetos, onde o prefeito e sua equipe fazem algo de destaque nos municípios. A proposta do prêmio é de longa data. Nós já tivemos, ao longo dos anos, cinco prefeituras que ganharam prêmios nacionais. Fazemos a etapa estadual, depois esses projetos são avaliados por outra equipe, a nível nacional, e então, esse trabalho pode ser reconhecido e se tornar uma referência nacional”, afirmou Mendonça.
Por ter garantido o 1º lugar na categoria “Empreendedorismo na escola”, Lucas Foroni disputa agora a etapa nacional, cujo resultado será divulgado em cerimônia a ocorrer no dia 28 de junho em Brasília (DF). Também participam dessa segunda etapa em cinco categorias diferentes os gestores públicos das seguintes cidades de Mato Grosso do Sul: Chapadão do Sul, Porto Murtinho, Jardim e Costa Rica.
Em comum, todos os seis projetos que foram campeões nesta edição do PSPE são de prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as administrações para promover a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios.
Conheça os projetos destaques de Rio Brilhante
“Empreendedorismo nas escolas” – o projeto que garantiu o primeiro lugar na categoria “Empreendedorismo na escola” reuniu duas ações desenvolvidas com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de promover o ambiente empreendedor das escolas da Rede Municipal de Ensino integrando as áreas econômica, social e ambiental.
A primeira iniciativa é a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que contempla estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os professores foram capacitados para que o tema empreendedorismo fosse trabalhado em sala de aula com os alunos que receberam a metodologia de acordo com a faixa etária. No ano passado, o JEPP contemplou cerca de 1.500 estudantes em Rio Brilhante e foi aplicado em 11 escolas municipais.
Outra ação foi a implementação do projeto Recicla Brilhante, executado no município, desde junho do ano passado. Por meio da iniciativa, estudantes do 3º, 4º e 5º que estudam no Centro Educacional Criança Esperança VI podem trocar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, pela moeda social “brilhantinho” e com ela adquirir hortaliças, legumes, leite e ovos na feira da cidade.
O valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pelo Sicredi e o material reciclável arrecadado é doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE). No total, foram mais de 10 mil materiais recicláveis trocados por brilhantinhos o que se converteu em mais de 800 reais em vendas na Feira do Produtor.
Cidade Empreendedora – o projeto vice-campeão na categoria “Cidade Empreendedora região Centro Oeste” trouxe a iniciativa “Natal Brilhante” que reuniu ações para impulsionar a economia local por meio do entretenimento e integração dos moradores de Rio Brilhante e do distrito de Prudêncio Thomaz, que fica a 24 quilômetros de município.
O evento trouxe uma extensa programação com atividades realizadas do dia 30 de novembro a 24 de dezembro do ano passado. Por meio da iniciativa, foi feito uma espécie de “shopping à céu aberto” onde empreendedores locais puderam comercializar produtos, além de feiras para a exposição e venda de artesanato. Também foram promovidos shows de artistas locais e nacionais, espetáculos circenses e um cronograma voltado para o público infantil com a abertura da Casa do Papai Noel e Mamãe Noel.
Com a ação, foi possível dar visibilidade ao município em Mato Grosso do Sul, além te ter tido um impacto positivo no âmbito do empreendedorismo.
Empresas registraram até 50% de aumento no faturamento, além disso também foi possibilitada a geração de emprego e abertura de, pelo menos, 16 novos empreendimentos locais.
Para saber mais sobre o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ou a respeito do programa Cidade Empreendedora, ligue para 0800 570 0800.