Com a receita de arroz temperado com a farofa “da tia Bia”, a merendeira Bia de Lima Doó foi a campeã da etapa municipal do Super Chef Merendeiras em Brasilândia. Promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, a competição tem o propósito de valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de fomentar o empreendedorismo no campo, pois incentiva a confecção de receitas que incluam alimentos saudáveis, oriundos da agricultura familiar.
Em Brasilândia, o desafio foi nos dias 22 e 23 de março. Na sexta-feira (22), 20 merendeiras participaram um workshop culinário sobre manipulação e preparação de alimentos, ministrado pelo consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos. Já no sábado (23), as receitas inscritas foram preparadas pelas competidoras e avaliadas por um corpo de jurados que reconheceu os quatro melhores pratos.
Para a merendeira vencedora, conquistar a premiação local é um importante reconhecimento do trabalho que desenvolve na Escola Municipal Raimundo Pedro de Souza, onde trabalha. “Eu fiquei muito feliz, porque cozinho com muito carinho e amor para as crianças. Eu sempre amei cozinhar! Para essa competição, apostei na farofa que eu já faço na escola, porque as crianças adoram e sempre repetem. Deu certo!”, comemora Bia.
O secretário municipal de Educação, Esporte e Lazer de Brasilândia, Francisco Aparecido Lins, reiterou a importância desta ação para a comunidade escolar local. “Eu acredito que todas as participantes foram premiadas, pois ganharam conhecimentos, novas formas de preparar as refeições e aprenderam a usar os produtos da nossa agricultura familiar. Eu só quero agradecer à prefeitura e reforçar que a nossa secretaria está pronta para colaborar sempre, com iniciativas como essa”, disse.
O consultor do Sebrae/MS, chef Paulo Vasconcelos, explica que o grande intuito do Super Chef Merendeiras é demonstrar o potencial da utilização de alimentos da agricultura familiar nas preparações das refeições dos estudantes e, dessa forma, estimular o poder público a adquirir itens dos produtores locais por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o que fortalece o empreendedorismo no campo. Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de produtos utilizados.
“O projeto é realizado há dois anos e, em 2024, contempla seis municípios do Estado. O intuito é capacitar as merendeiras com técnicas culinárias, para que elas usem o máximo possível de insumos da agricultura familiar local. Usamos, inclusive, cascas de vegetais para fazermos tinturas de pães e bolos, leguminosas diversas e outros ingredientes para estimular a criatividade delas. O prato escolhido em Brasilândia levou 28 itens da agricultura familiar”, comemorou o chef.
Para a nutricionista da Rede Municipal de Ensino de Brasilândia, Érica Marcondes, a iniciativa do Sebrae/MS auxiliará as profissionais no dia a dia delas. “Ajudou tanto na parte de escolha dos produtos, quanto na execução dos pratos, pois quanto mais praticidade elas tiverem, melhor. As técnicas ensinadas no workshop certamente serão muito utilizadas a partir de agora”, reforçou.
Representando a Agricultura Familiar de Brasilândia, o presidente da Associação de Produtores Rurais do Assentamento Pedra Bonita, Alcides Frasnelli Junior, parabenizou a iniciativa: “Este programa faz com que o município compre e consuma os produtos locais, girando a economia e fortalecendo o nosso comércio. As crianças consomem alimentos de boa qualidade e os pequenos produtores são valorizados, portanto, todos saem ganhando”, avalia.
Neste ano, 135 profissionais foram inscritas pelas prefeituras de seis municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do Super Chef Merendeiras. Após as etapas municipais, na etapa final, prevista para maio, em Campo Grande, as cozinheiras vencedoras de cada cidade disputarão entre si. Além de Brasilândia também participam da disputa os municípios de Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Deodápolis, Ladário e Miranda.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Brasilândia:
1º lugar: Bia de Lima Doó, da Escola Municipal Raimundo Pedro de Souza , com o prato arroz temperado com a farofa “da tia Bia”.
2º lugar: Carmoza Vieira dos Santos, da Escola Municipal Paulo Simões Braga, com o arroz temperado com legumes.
3º lugar: Clotilde Cecchin Castilho Felix, do Centro de Educação Infantil Carmelita Barbosa Caetano, com a receita de creme de abóbora com carne.
4º lugar: Nivalda dos Santos Ferreira, da Escola Municipal Antônio Henrique Filho, com o escondidinho nutritivo com salada.
Mais informações sobre o Super Chef Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.