Reunião de monitoramento do PDE trata do andamento das ações em Alcinópolis

/ / Alcinopolis

Atração de empresas e indústrias para criar mais empregos, novos investimentos no turismo para maior qualificação, alavancar o ramo gastronômico e criar mais atividades de lazer para a população. É nesse contexto que o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) pretende auxiliar a gestão pública em Alcinópolis, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal.

Os coordenadores das ações priorizadas pelo PDE, no eixo priorizado turismo, nos blocos econômico, social e ambiental se reuniram, nesta segunda-feira (15/04), na Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, para detalhar os níveis de evolução de execução das ações com os responsáveis e estabelecer novos prazos.

As ações foram totalmente elaboradas baseadas nos pilares da sustentabilidade. Os coordenadores das ações são integrantes da sociedade que participaram das oficinas e gestores públicos que se comprometeram a articular e fornecer as informações sobre o andamento das atividades.

Dentre as ações do bloco econômico, destacam-se as atividades de identidade gastronômica que se iniciaram de acordo com a coleta de opiniões sobre quais serão os principais pratos típicos, sendo que após essa etapa será definida a data do concurso gastronômico, que deve ocorrer no segundo semestre. Além disso, estão previstas para o mês de maio visitas aos empresários para sensibilizar no fortalecimento da Associação Comercial e também a elaboração de um plano estratégico.

Entre os assuntos discutidos no eixo ambiental foram definidas quatro propriedades prioritárias para qualificação como atrativos de turismo rural, sendo que até o dia 15 de agosto serão feitas as atividades de sensibilização dos proprietários. O projeto de sistema de indicadores para avaliação da coleta seletiva está pronto, assim como o projeto de coleta de bitucas de cigarro, que devem iniciar a execução em maio.

Foram abordados ainda o mapeamento dos lotes urbanos com necessidades de intervenção para limpeza de lotes que será entre até 30 de abril e a proposta de lei encaminhada para a Câmara de Vereadores. O projeto de instalação de lâmpadas de LED na Avenida Averaldo Fernandes Barbosa está encaminhado e deverá seguir para licitação imediata, com investimento de mais de R$ 572 mil.

As ações no eixo social envolvem temas como as peças de arte rupestre que já começaram a ser produzidas no Conviver, bem como o projeto “Conhecendo para Preservar” que ampliará as visitações da comunidade nos atrativos do município. E também está em análise uma parceria para preparar estagiários e menores aprendizes.

Cidade Empreendedora

O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/

Por: Nayara Tiago