Reunião de monitoramento do PDE trata do andamento das ações em Figueirão

/ / Figueirão

Incentivar a produção local de frutas e verduras e fomentar comercialização; fomentar turismo rural; qualificação de mão de obra, incentivar a criação de áreas de lazer; apoiar atividades de redução ambientais na Bacia do Taquari, entre outros. É nesse contexto que o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) pretende auxiliar a gestão pública em Figueirão, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal.

Os coordenadores das ações priorizadas pelo PDE, no eixo priorizado agricultura familiar, nos blocos econômico, social e ambiental se reuniram, na segunda-feira (15/04), no Auditório da Prefeitura, para detalhar os níveis de evolução de execução das ações com os responsáveis e estabelecer novos prazos.

As ações foram totalmente elaboradas baseadas nos pilares da sustentabilidade. Os coordenadores das ações são integrantes da sociedade que participaram das oficinas e gestores públicos que se comprometeram a articular e fornecer as informações sobre o andamento das atividades.

Dentre as ações do bloco econômico, destacam-se as atividades de Dia de Campo de Hortifruti que ficou agendado para o dia 25 de maio, com foco em limão, maracujá e hortaliças; além da capacitação de associativismo que ficou agendada com o Senar. Além disso, as compras públicas ocorrem com aquisição de 10 agricultores familiares locais.

Entre os assuntos discutidos no eixo ambiental foram tratadas a parceria com Costa Rica em análise final para destinação do lixo reciclável. Outro tem tratado que mais de 100 espécies foram identificadas e estão em fase de catalogação com ênfase em medicamentos naturais e produtos de beleza. Também foi elaborado o Plano de coleta, mas com proposta de ajustes e palestra nas escolas que foram definidas para maio.

As ações no eixo social definiram que será realizada no dia 23 de abril uma reunião para reestruturação da Associação Comercial de Figueirão. Ficou agendado para os dias 14 e 15 de maio a capacitação de associativismo.

Cidade Empreendedora

O programa está dividido em oito abordagens que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: https://cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/

 

Por: Nayara Tiago