O Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo promoveram o “Circuito de Energias Renováveis” como parte da programação “Ribas + Verde”, que incluiu o plantio de árvores nas escolas e avenidas, bem como a distribuição de mudas frutíferas para a população nessa terça-feira (28) e quarta-feira (29), em parceria com a Associação Profissional dos Geógrafos de Mato Grosso do Sul (Aprogeo-MS).
Dessa forma, o evento envolveu empresários e comunidade em uma abordagem ambiental durante a participação no Circuito, realizado na Feira do Produtor, localizada no Parque dos Ypês. O Circuito de Energias Renováveis é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora que visa auxiliar os pequenos negócios e produtores rurais a otimizar os custos com energia elétrica e se tornarem empresas mais sustentáveis.
A iniciativa promoveu uma palestra para apresentar estratégias que podem ser utilizadas na redução de custos de energia elétrica, abrangendo ações que demandam algum tipo de investimento e outras medidas que podem ser executadas sem custos iniciais. Existem, por exemplo, ações que envolvem geração de energia renovável por meio de projeto solares, permitindo a redução de até 80% dos custos, aluguel de energia com possibilidade de economizar até 30% na conta sem investimento inicial e linhas de financiamento que facilitam essas medidas sustentáveis, favorecendo a chamada energia limpa.
Segundo o secretário municipal de Empreendedorismo de Ribas do Rio Pardo, Rodrigo Carlos, a expectativa da Prefeitura em relação ao evento foi atendida com a participação de empresários e da população. “Foi importante para que todos conhecessem os benefícios do uso das energias renováveis, seja para seus negócios ou residências. A discussão sobre sustentabilidade tem sido cada vez mais recorrente mundo afora. Percebemos que é preciso pensar na manutenção dos recursos naturais agora para que possamos usufruir deles futuramente. Portanto, pensar em sustentabilidade é considerar a aplicação de ações que minimizem os efeitos negativos ao meio ambiente”, afirmou o secretário.
Além disso, Rodrigo Carlos destacou outro benefício da utilização das placas solares para a produção de energia, que é a contribuição para o desenvolvimento econômico do país, já que esse setor gera empregos e inovação tecnológica. “Ou seja, tem um menor impacto ambiental, contribui com a economia e é inesgotável. Razões mais do que suficientes para colocá-la como a melhor opção quando se trata de sustentabilidade”, disse o secretário de Empreendedorismo.
Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Vitor Gonçalves Faria, esse evento auxilia os empreendedores a identificar quais medidas podem ser tomadas para favorecer individualmente as empresas, seja na redução de custos, melhoria nos ganhos futuros, ou na inserção do empreendimento em políticas sustentáveis. “O Circuito de Energias Renováveis, que ocorre dentro do Cidade Empreendedora, procura apoiar as empresas na redução dos custos de energia e gera outros benefícios também. No evento, há empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável. Os participantes assistem à palestra para entender o mercado, os tipos de taxação e as vantagens e desvantagens desse uso. Depois da apresentação, os participantes podem conversar com os expositores”, esclareceu Vitor.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS executado em parceria com as Prefeituras Municipais para transformar a economia local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou em cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.