Iniciativa promovida por meio do programa Cidade Empreendedora possibilita que alunos troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis
A Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso, em parceria com a instituição financeira cooperativa Sicredi e o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, lançou o 2º ano do projeto Recicla Verdinho no município, que visa conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente, além de promover o consumo de alimentos saudáveis provenientes da agricultura familiar. A cerimônia de lançamento ocorreu na segunda-feira (29), na Escola Municipal Mariza Ferzelli.
Atualmente, o projeto conta com a participação de 175 alunos das Escolas Municipais José Duailibi e Mariza Ferzelli. A ação consiste na troca de recicláveis por “verdinhos”, uma nota simbólica equivalente a R$ 1,00 cada. A cada 10 embalagens coletadas pelos estudantes, como latas de alumínio, garrafas PET, recipientes de produtos de limpeza ou caixas de diferentes materiais, eles recebem um “verdinho” em troca. Os vouchers podem ser utilizados na compra de produtos da agricultura familiar disponíveis na Feira Livre Municipal.
Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Jane Paiva, a ação é importante ao proporcionar às crianças o conhecimento sobre a preservação do meio ambiente desde cedo, além de estimular a participação ativa da comunidade nas temáticas de reciclagem e consumo consciente. “Através do Recicla Verdinho, buscamos engajar as crianças na temática socioambiental, ao mesmo tempo em que fortalecemos a agricultura familiar e promovemos um desenvolvimento local sustentável. É uma maneira de construirmos um futuro mais consciente e responsável”, disse a analista.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Valter Costa de Almeida, destaca os resultados positivos alcançados no último ano e espera que o projeto continue a crescer, promovendo mudanças positivas para o futuro. “Com o envolvimento ativo dos alunos e o apoio das suas famílias, a iniciativa tem obtido sucesso e pretende continuar crescendo, trazendo impactos significativos para a comunidade. O projeto desempenha um papel fundamental no aprendizado das crianças sobre questões ambientais e empreendedorismo desde cedo. Além disso, a agricultura familiar também se beneficia com a iniciativa, estimulando os consumidores a valorizarem o setor local”, falou.
Resultados alcançados
Em Rio Verde de Mato Grosso, 106 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal José Duailibi participaram ativamente do Projeto Recicla Verdinho. A iniciativa teve início em setembro do ano passado e alcançou resultados positivos, tendo atraído a participação entusiasmada dos alunos, que muitas vezes contam com o incentivo de suas famílias.
Até o momento, mais de 10.670 embalagens recicláveis deixaram de ser descartadas de forma inadequada. Dentre os materiais recolhidos, destacam-se 5.017 garrafas pet, 901 embalagens de materiais de limpeza, 1.648 embalagens Tetra Pak e 3.104 latas de alumínio.
Todo o material reciclável arrecadado foi doado para a Associação Cataverde, enquanto o valor dos produtos fornecidos às crianças é repassado aos produtores pela cooperativa Sicredi. No total, foram distribuídos 1.067 “verdinhos” entre os seis pequenos produtores da agricultura familiar inscritos no projeto.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.