Encontro realizado no município abordou participação de empresas locais nos processos licitatórios da prefeitura
Por: Nayara Tiago
Entre as frentes de atuação do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e as prefeituras municipais, está o estímulo e auxílio no aprimoramento dos processos de compras governamentais. Na quarta-feira (14), em Alcinópolis, a equipe da instituição de apoio aos pequenos negócios se reuniu com integrantes do poder público e profissionais que integram equipes de licitação.
Para aprofundar as discussões e compreensões sobre o tema, foi apresentado o fluxograma do processo licitatório desde a requisição da compra recebida pelo setor de compras das secretarias até o momento final que é gerada a contratação.
O consultor do Sebrae/MS, Fábio Fonseca, apontou que no município o processo licitatório demora em torno de 66 dias e, “após essa identificação ficou acordado que será realizado um plano de compras para o município identificando os itens que cada secretaria compra e essas informações ficarão disponíveis no portal da prefeitura”, disse ele, reforçando que a meta é reduzir esse prazo. A próxima reunião acontece no próximo dia 28.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Bruna Barbosa, a expectativa é a otimização do tempo dos processos licitatórios e melhorar a divulgação de forma que atraia mais a participação do comércio local, fomentando a economia local.
“A gente sente a necessidade da elaboração desse plano anual de licitação para melhorar o planejamento tanto do setor de licitação da prefeitura quanto para os secretários, uma vez que permitirá unir licitações de produtos em comum, além de ajudar a otimizar o tempo dos processos”, disse a secretária.
Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora tem como objetivo promover e acelerar o desenvolvimento local em conjunto com as prefeituras municipais, identificando e atuando com foco em eixos estratégicos da economia. Em Alcinópolis, o eixo que está sendo trabalhado é o setor do turismo. Mais informações pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br/