Promovido pelo programa Cidade Empreendedora, curso foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e mostrou aos participantes como negociar com empresas do exterior
Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial de Corumbá (ACIC), promoveu, na quinta-feira (18), o curso “Comércio Exterior – Técnicas de Negociação Internacional”, iniciativa voltada aos empreendedores locais. A capacitação teve a proposta de auxiliar os participantes a desenvolverem habilidades de negociação através do eixo Mercado. O encontro aconteceu na sede da ACIC, localizada na região central do município.
Durante o curso, ministrado pela consultora do Sebrae/MS, Andrea Afif Elossais, os participantes aprenderam desde os aspectos básicos referentes ao tema, como nomenclaturas específicas, até o funcionamento do fluxo de mercado. A capacitação contou com dois momentos: um teórico e outro prático. “O município de Corumbá faz fronteira com a Bolívia, por isso é interessante que os empresários locais simulem exportações e negociações internacionais. Eles puderam aprender no curso qual a melhor postura na hora de negociar, o que fazer e de que forma se comunicar com os potenciais compradores”, explicou a consultora.
Para a empreendedora Natalie Vasconcelos, a capacitação foi um momento de troca de experiências e aprendizado na prática. “O conteúdo foi muito interessante e de grande valia para todos os participantes. Aprendemos diferentes técnicas de negociação, como falar, de que forma de apresentar e foi muito proveitoso. Fizemos ainda uma dinâmica de simulação de uma ‘Rodada de Negócios’ que foi uma parte importante para que pudéssemos colocar na prática aquilo que aprendemos no curso”, comenta Natalie.
Cidade Empreendedora fomenta Comércio Exterior
Além de Corumbá, outros municípios de Mato Grosso do Sul localizados na região de fronteira fazem parte do programa Cidade Empreendedora e, por meio da iniciativa, o Sebrae tem realizado um trabalho de capacitação junto às prefeituras com a proposta de preparar os municípios para as oportunidades que podem surgir relacionadas à área de Comércio Exterior, principalmente, por conta da implantação da Rota Bioceânica.
A ação tem como objetivo analisar essa nova realidade do empresariado local, além de promover políticas nacionais e internacionais de comércio exterior, barreiras tarifárias e não tarifárias, acordos comerciais bilaterais e multilaterais, subsídios ao comércio exterior, órgãos e mecanismos de apoio às exportações e logística internacional.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.