Sebrae e Raízen renovam parceria e lançam 2º ciclo do projeto Desenvolve MS

/ / Caarapó, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante

Iniciativa visa capacitar pequenos negócios da região sul do Estado para aumentar a competividade das empresas e fortalecer a cadeia produtiva

Nessa quarta-feira (2), em uma cerimônia realizada em Caarapó, o Sebrae e a Raízen, empresa destaque no setor de bioenergia e maior produtora brasileira de etanol, lançaram o 2º ciclo do projeto Desenvolve MS que visa capacitar pequenos negócios localizados na região Sul do Estado que possuem potencial para tornarem-se fornecedores do grande empreendimento.

Na nova etapa de trabalho, serão selecionadas 30 empresas localizadas em Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Maracaju para receber consultoria especializada de modo a melhorar a performance e se adequar às exigências para o fornecimento à grande empresa. Os pequenos negócios serão acompanhados por um período de seis meses, a partir do diagnóstico inicial, com trabalhos voltados para áreas como gestão financeira e aprimoramento de processos.

A atuação do Sebrae/MS para a execução da iniciativa será realizada por meio do eixo “Conexões Corporativas” do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com as Prefeituras dos municípios nos quais as empresas serão selecionadas. Segundo a coordenadora da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Isabella Fernandes, no ciclo anterior do projeto 17 pequenos negócios foram atendidos e, com a renovação da parceria, espera-se ampliar o número de empresas de modo a fortalecer o encadeamento produtivo na região e alavancar o desenvolvimento do território.

“Nosso objetivo é trazer mais competitividade para os pequenos negócios, além de auxiliar a grande empresa a se tornar uma indutora do desenvolvimento econômico da região Sul do Estado. Quando capacitamos os empreendedores damos a eles uma nova opção de mercado e geração de renda. Já a empresa âncora consegue fornecedores qualificados no local onde está instalada, o que representa uma redução de custos e, mais do que isso, significa investimento no território, ajudando o pequeno negócio a crescer e a cidade a se desenvolver”, destacou Isabella.

Trabalho realizado 
No primeiro ciclo da iniciativa, 17 pequenos negócios localizados em Caarapó, Dourados, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante classificados com potencial para tornarem-se fornecedores da Raízen foram acompanhados com consultoria especializada e alcançaram resultados expressivos como a melhoria do negócio e ampliação do mercado de vendas. O grupo foi acompanhado durante seis meses, de setembro de 2022 a março deste ano, para que pudesse atender às exigências e aprimorar processos.

O trabalho teve início com um diagnóstico que analisou aspectos como gestão financeira, produtividade, perfil do empreendedor e áreas como marketing e vendas. Com os dados obtidos elaborou-se um plano de ação para cada empresa, aplicado através de consultoria, o que resultou em um aumento de 28% no índice de competitividade dos pequenos negócios, quando comparada a mensuração final com a inicial.

Cidade Empreendedora 
Conexões Corporativas é uma das estratégias trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras Municipais que aderiram à iniciativa. A atuação feita por meio do eixo visa aproximar as grandes empresas das micro e pequenas, além de capacitar os pequenos negócios para que eles possam tornar-se fornecedores das empresas âncoras, atuando de forma conjunta no território e fomentando o desenvolvimento das regiões.

Além desta ação, o programa também envolve outras iniciativas que visam promover o desenvolvimento dos territórios. Dentre as ações previstas pelo programa, estão a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas, incentivo às compras locais, promoção de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Atualmente, 37 municípios integram o programa em Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.