O evento tratou de gestão empresarial e planejamento financeiro e aproximou os micro e pequenos empresários das instituições financeiras
Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, o Dia do Crédito foi realizado na tarde desta terça-feira (17), na cidade de São Gabriel do Oeste. O evento foi sediado na Associação Empresarial de São Gabriel do Oeste (ACISGA), que é parceira da iniciativa, e forneceu orientações importantes aos proprietários de pequenos negócios que possuem interesse em obter crédito e desejam tirar dúvidas sobre a melhor maneira de fazê-lo.
Para a analista do Sebrae/MS Priscila Proença, o Dia do Crédito buscou apresentar aos empresários as formas conscientes de adquirir e utilizar o crédito para ampliar o negócio. “Ter acesso a esse conhecimento é muito importante, porque essa decisão pode mudar a realidade do negócio. Sabendo sobre as oportunidades que o crédito pode gerar, o recurso poderá trabalhar a favor da empresa, descartando aquele estigma de que o crédito é algo ruim, que pode trazer endividamento. Ao invés disso, o crédito pode ser algo para alavancar a empresa ou o empreendimento, por meio de um uso consciente, responsável e com orientação”, afirmou a analista.
Ao melhorar a gestão financeira, os negócios podem ser ampliados e gerar impactos positivos na economia do município. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Emiliani Júnior, o evento foi uma ótima oportunidade proporcionada pelo programa Cidade Empreendedora para esclarecer e orientar sobre as maneiras de obter crédito, fornecendo uma informação correta e confiável. “Mais uma vez ficamos muito gratos, o programa Cidade Empreendedora tem sido como um ‘abraço de urso’ para nós, um abraço que nos possibilita realizar ações para tentar extrair o melhor da nossa classe empresarial nos quesitos de inovação, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento de todas as demandas, através das várias frentes de trabalho do programa”, disse o secretário.
A programação do evento contou com uma palestra informativa sobre planejamento financeiro e perfis de crédito, ministrada pelo consultor do Sebrae/MS, o economista Hudson Garcia, especialista em projetos para implantação de novos empreendimentos e captação de recursos. “Quem participou foi impactado e entendeu que os bancos podem fazer parte da vida deles. Eles quiseram conversar com as instituições financeiras e obter o melhor que elas pudessem oferecer. Quem veio mostrou que quer fazer a diferença em São Gabriel do Oeste”, apontou Hudson Garcia.
A palestra explicou as maneiras de acessar as melhores linhas de financiamento, de acordo com a fase da empresa e com o que ela pretende alcançar no futuro. Na sequência, os representantes das instituições financeiras presentes – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi – puderam expor as linhas de crédito disponíveis e as soluções que oferecem, não somente para as empresas, mas também para os microempreendedores individuais, um dos públicos que muitas vezes desconhece que existe essa possibilidade.
Assim, o evento promoveu a aproximação dos empreendedores locais com as principais instituições financeiras da cidade, ao reuni-los no mesmo local, facilitando o acesso do público aos produtos e soluções financeiras que estão disponíveis. Para o sócio-proprietário da 3L Mecânica de Máquinas Agrícolas, Andreson Lucas Dutra da Silva, o evento foi importante para quem está iniciando na área do empreendedorismo. “Foram quebrados vários tabus sobre empreender e principalmente sobre linhas de crédito.
A empresa está passando por uma fase de crescimento e o assunto abordado veio direto ao que precisávamos, então só aí já valeu o evento. E a presença das instituições financeiras me ajudou a tirar dúvidas a respeito de linhas de crédito e fui orientado qual a melhor proposta para a empresa”, contou o empresário.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS executado em parceria com as Prefeituras Municipais para transformar a economia local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou em cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.