O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, e a Prefeitura Municipal de Miranda, com apoio da Associação Comercial e Industrial do município (ACIM), realizaram a primeira edição da ‘Feira do Empreendedorismo’, na noite de sexta-feira (8), nos quiosques municipais, logo na entrada da cidade, próximo ao Sambódromo Municipal. A ação reuniu 14 empreendedores da cidade e resgata a tradição das feiras noturnas no município com a proposta de fomentar a economia com a venda de produtos de empresários locais, promover eventos culturais, atraindo moradores e turistas.
A feira também contou com apoio da iniciativa privada, através da Pousada Pantanal Experiência, Cooperativa Sicredi e o projeto Salobra Ecologia e Turismo. No local, empreendedores puderam comercializar produtos de diversos segmentos como artesanatos, vestuários e gastronomia. O público também pôde assistir à diversas apresentações culturais, com participação de cantores e artistas locais.
O projeto traz para Miranda uma nova opção de cultura e comércio, já que a cidade estava sem eventos periódicos. A ideia, é que a “Feira do Empreendedorismo” componha o calendário de eventos do município, a partir de 2024, conforme explica a analista-técnica do Sebrae/MS, Thainara Felix Durso.
“Dentro do Cidade Empreendedora, uma das ações é trabalhar as feiras municipais e, esta que fizemos é resultado de um trabalho com empresários da cidade. Fico feliz, porque foi um sucesso! O objetivo é ampliar, a partir deste ato, para que tenhamos mais feiras, fortalecendo a economia, oferecendo novas alternativas de lazer e promovendo uso do espaço público da melhor forma possível. Esperamos alcançar melhores resultados no próximo ano”, explanou.
A professora de pintura e proprietária do Ateliê Cristal Artes, Lúcia Lara Figueiredo Cristal, reiterou que a Feira do Empreendedorismo é um sonho realizado, após tanta espera por eventos capazes de proporcionar passeio agradável para as famílias mirandenses e cidades da região. “Aguardava a feira ansiosa, o município carecia de eventos assim. É uma forma de valorizarmos os artistas, músicos e empresários dos mais diversos ramos da cidade. Eu, por exemplo, nesta feira, pude mostrar meu trabalho e divulgar os cursos de pintura para crianças, que hoje é o meu foco”, reforçou.
Para a concretização do evento, os feirantes que participaram, passaram por treinamentos oferecidos pelo Sebrae/MS e receberam orientações de profissionais do varejo e especialistas em feiras. Neste sentido, a empresária, Cleusa Rocha da Doçurinha, doceria artesanal, declarou que o período de aprendizado foi muito importante para que chegassem ao momento de montar um evento da proporção da feira. ” A ideia era que este evento fosse realizado ano que vem, mas decidimos começar ainda em 2023, como uma espécie de teste, e já vimos que deu certo. Organizamos e fizemos uma feira, isso me deixa muito feliz. Construímos um momento de lazer que abre os horizontes do comércio de Miranda, capaz de reunir uma variedade de produtos em um único espaço”, pontuou Cleusa.
A data da próxima Feira do Empreendedorismo, em Miranda, em 2024, ainda será definida e tem possibilidade de ampliar a participação de empreendedores interessados. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.