Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Camapuã, o Sebrae/MS promoveu uma formação no âmbito da liderança voltada para auxiliar na melhoria da atuação dos participantes enquanto dirigentes de equipes, além de promover a conexão desses atores em prol do desenvolvimento do município. Participaram da iniciativa, servidores públicos do município e da Câmara de Vereadores de Camapuã, representantes de lideranças empresariais da Associação Comercial, Sindicato Rural de Camapuã e empresários locais.
A formação teve início em julho, deste ano, e encerrou nessa terça-feira (28), com a aplicação do último módulo e entrega de certificados. Na metodologia “Leme da Liderança Cívica” são aplicadas quatro etapas formativas em que os participantes aprendem sobre os processos de liderança e como eles impactam nos resultados alcançados. Além disso, são apresentadas estratégias para fortalecer a gestão participativa, posicionando o líder como um agente catalisador de mudanças na comunidade local.
A formação também abordou temas como administração de conflitos e forneceu ferramentas capazes de auxiliar o líder no planejamento e definição de estratégias para a implementação de melhorias. De acordo com o gestor do Polo de Liderança do Sebrae/MS, Danilo Azevedo, o curso tem o propósito de formar líderes engajados e, com essa melhoria na atuação dos servidores e representantes de classe, promover mudanças significativas no local onde vivem, envolvendo a comunidade e fomentando o desenvolvimento local. “Para que tenhamos cidades desenvolvidas precisamos de empreendedores visionários e líderes cívicos. Neste conceito se incluem os prefeitos, gestores públicos e lideranças locais, que trabalhem juntos em prol do benefício de todos”.
“O Programa Leme foi de fundamental importância para o contexto de Camapuã, uma vez que foi oportunizado a diversas lideranças se conectarem, serem capacitadas e saírem dessa capacitação com muito mais engajamento e com capacidade de protagonizar a transformação do território”, destaca analista técnico e gestor local do Cidade Empreendedora, Lucas Borelli. “Hoje, todos os líderes estão capacitados para que possam juntos fazer a diferença no município de Camapuã”.
De acordo com a diretora de gabinete da prefeitura, Keila Cristina Nunes da Silva, a ação proporcionou conhecimento a ser empregado no dia a dia da prefeitura. “Aprendi com o curso a ter discernimento de me colocar no lugar das pessoas, ver que nem todos tem o mesmo tempo para realizar as tarefas do dia a dia, cada ser humano tem a suas peculiaridades e juntando as características podemos desenvolver um bom trabalho em grupo, o que eu levo disso tudo é, ter uma percepção melhor sobre a vida e as personalidades que lidamos no nosso cotidiano”.
“A capacitação foi de fundamental importância na formação de líderes atuantes no nosso município através de conhecimentos sobre liderança participativa, visão de valores”, destaca o agente de desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento – Sala do Empreendedor, Rodrigo Souza.
Para a representante do Sindicato Rural de Camapuã, a auxiliar administrativo, Adriana Lima, o curso proporcionou conhecimento profissional e objetividade no dia a dia do trabalho em equipe. “Principalmente me reconhecendo como líder, desenvolvendo confiança em mim e no outro”.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, o programa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.
A atuação também se estende ao fortalecimento das entidades de classe, como sindicatos rurais e associações comerciais, com a proposta de fomentar ações conjuntas em prol da transformação socioeconômica. Nesse contexto, a Liderança e é um dos eixos trabalhados pelo programa com iniciativas voltadas para estimular a formação de líderes engajados que consigam melhorar o perfil que possuem e atuem para mobilizar pessoas e despertar o potencial delas para atuação em conjunta em prol do desenvolvimento de toda a comunidade e, consequentemente, do município. O Leme da Liderança Cívica é uma das capacitações levadas para os municípios que possuem esse propósito.
Atualmente são 37 municípios em Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora e recebem iniciativas no âmbito da liderança: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.