Sebrae/MS leva capacitação a gestores e lideranças de Maracaju com foco em inovação

/ / Maracaju

Promovido por meio do Programa Cidade Empreendedora, curso “Inovação para Gestão Pública” estimula soluções criativas para problemas na gestão pública

Nesta terça-feira (11), teve início o curso “Inovação para Gestão Pública”, onde gestores públicos e lideranças do município de Maracaju puderam participar de uma imersão em tecnologia, empreendedorismo e disrupção, colocando a mão “na massa” e utilizando a criatividade. Desenvolvida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, a iniciativa tem o objetivo de estimular o nascimento de novas soluções e a resolução de problemas em ambientes complexos.

De acordo com a consultora do Sebrae/MS, Érika Jacob, o foco da imersão é fazer com que os participantes entendam como grandes problemas podem ser solucionados a partir de iniciativas desenvolvidas e aplicadas em âmbitos menores, utilizado um olhar de inovação e incentivando a adoção de metodologias como o Design Thinking. “A gente tenta mostrar que é possível solucionar problemas e trazer melhorias para o público como um todo. Trabalhamos em quatro grandes times e as soluções criadas foram muito coerentes”, relata.

Entre secretários e servidores públicos, a imersão reuniu ao todo 57 participantes divididos entre os períodos matutino e vespertino. Durante a ação, foram propostas soluções em três principais eixos: infraestrutura, pessoas e processos; e a proposta era que todas elas pudessem explorar e utilizar ferramentas inovadores e as novas tecnologias.

Para a coordenadora do serviço de inspeção de Maracaju. Tais Aparecida de Souza, uma das participantes do curso, a ação foi fundamental para que eles pudessem identificar de forma clara os problemas encontrados dentro dos órgãos públicos do município e focar em formas de solucioná-los. “É muito fácil para a gente mostrar as nossas dificuldades, mas não é fácil solucionar. Então com o curso pudemos refletir e perceber que na verdade as soluções são muito mais simples do que pensamos e que elas dependem da motivação e do empenho de cada um”, afirma.

Já para a secretária de administração do município, Paula de Souza Kuendig, o curso contribuiu para que os servidores presentes pudessem organizar o processo de pensamento da gestão pública tornando assim a entrega dos serviços para a população mais assertiva. “Esse primeiro momento possibilitou que a gente a alinhasse nossos pensamentos e a partir daqui começar a planejar as ações e a execução disso tudo para que a gestão pública se torne cada vez mais eficiente, madura e principalmente atinja a necessidade dos morados do município”, constata.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.