Iniciativa promovida por meio do programa Cidade Empreendedora possibilita que crianças troquem materiais recicláveis por moeda social e adquiriam alimentos saudáveis
A partir desta quarta-feira (10), 105 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental que estudam na Escola Municipal José Duailibi, em Rio Verde de Mato Grosso, poderão trocar materiais recicláveis por alimentos saudáveis. Ao entregar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, os estudantes recebem “verdinhos” e com a moeda social podem adquirir hortaliças, legumes, leite e ovos, na feira da cidade.
Trata-se do “Recicla Verdinho”, projeto que foi lançado pela Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso, junto com a instituição financeira cooperativa Sicredi, e o Sebrae/MS. Durante o lançamento a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, reforçou que o projeto Recicla Verdinho é mais uma das iniciativas promovidas por meio do Cidade Empreendedora. “Essa é mais uma ação do Sebrae que dessa vez traz a responsabilidade socioambiental para as crianças, além do fortalecimento da agricultura familiar e a promoção desse ciclo virtuoso do desenvolvimento local”, ressaltou.
Para o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Antônio Sabedotti Fornari, a ação favorece uma das missões da gestão municipal, que é ofertar educação de qualidade alinhada a consciência ambiental dos estudantes e das famílias. “Rio Verde está vivendo um novo tempo na qualidade de ensino graças à parceria com o Sebrae, dentro do Cidade Empreendedora. Essa ação vai de encontro com a nossa missão de trabalhar a educação ambiental nas escolas, além de tratar da temática da reciclagem para ter uma cidade mais limpa e melhor”, destacou.
Segundo o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Valter Costa de Almeida, o “Recicla Verdinho” permite que os alunos cuidem do meio ambiente e fortaleçam o pequeno produtor. Ele ressaltou ainda que a iniciativa deve ser estendida para as demais escolas do município. “Acredito que esse projeto seja de suma importância para que as crianças aprendam sobre educação ambiental e empreendedorismo desde cedo. Sem falar que é um grande estímulo para a agricultura familiar, que também é beneficiada com a iniciativa, levando os consumidores até a feira para fazer a troca do verdinho”, afirmou.
A cada dez itens de reciclagem o estudante terá direito a um verdinho. O voucher serve como moeda para a compra de produtos da agricultura familiar que poderá ser feita nas feiras, em barracas que estarão sinalizadas como apoiadores. A primeira troca da moeda social pelo alimento na feira da cidade está prevista para o dia 14 de setembro.
O material reciclável arrecadado será doado para a Associação Cataverde e o valor dos produtos fornecidos para as crianças é repassado para os produtores pela cooperativa Sicredi. Os alunos contarão com cerca de seis pequenos produtores da agricultura familiar inscritos no projeto para realizar a troca de sua moeda por itens de alimentação. Todos atuam na feira central do município (Avenida Eurico Sebastião Ferreira, nº 2699 – Centro).
Rio Verde de Mato Grosso é o 8º município integrante do Programa Cidade Empreendedora a implementar o Projeto Recicla Verdinho. Os outros municípios onde a iniciativa também é realizada são: Rio Brilhante, Nova Andradina, Maracaju, Amambai, Dourados, Costa Rica e Inocência.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.