Sebrae/MS promove capacitação sobre liderança para gestores públicos e representantes de classe em Maracaju

/ / Maracaju

Capacitação realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executada em parceria com a Prefeitura Municipal, visa formar líderes que fomentem o desenvolvimento local

Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracaju, o Sebrae/MS promoveu para gestores públicos e representantes de classe, como presidentes da Associação Comercial e Sindicato Rural, uma formação no âmbito da liderança voltada para auxiliar na melhoria da atuação dos participantes enquanto dirigentes de equipes, além de promover a conexão desses atores em prol do desenvolvimento do município.

A metodologia “Leme da Liderança Cívica” teve início em junho e foi encerrada nessa quarta-feira (05), com a aplicação da último módulo e entrega de certificados. Ao todo, foram realizadas quatro etapas de formação, que apresentaram ao público os processos de liderança e o impacto deles nos resultados obtidos, bem como estratégias de atuação para fortalecer a gestão participativa, colocando o líder no papel de agente articulador com potencial para catalisar mudanças na comunidade onde vive.

Conhecimento para a administração de conflitos e instrumentos capazes de auxiliar o líder no planejamento e definição de estratégias para a implementação de melhorias também foram outros pontos abordados pela capacitação. De acordo com o gestor do Polo de Liderança do Sebrae/MS, Danilo Azevedo, o curso teve o propósito de formar líderes engajados e, com essa melhoria na atuação dos servidores e representantes de classe, promover mudanças significativas no local onde vivem, envolvendo a comunidade e fomentando o desenvolvimento local.

“Para que tenhamos cidades desenvolvidas precisamos de empreendedores visionários e líderes cívicos. Neste conceito incluem os prefeitos, gestores públicos e lideranças locais, para que trabalhem juntos em prol do benefício de todos. Então, a formação teve o propósito de aprimorar as habilidades que eles possuem, e de levar engajamento em causas capazes de transformar o contexto socioeconômico de onde vivem”, pontuou Azevedo.

Para a coordenadora do serviço de Inspeção Municipal de Maracaju, Thaís Correa, a capacitação permitiu aprimorar aspectos que irão contribuir para o trabalho em grupo, o relacionamento com a equipe e a comunicação entre as lideranças. “Durante o curso pude me aprofundar mais na parte de relacionamento e liderança, adquiri ferramentas para lidar com os diversos tipos de situações e pessoas, incluindo a própria liderança, e isso irá refletir no meu trabalho e na minha vida pessoal. Por meio da ação, conheci meu perfil e sei quais os pontos devem ser melhorados, assim posso desenvolver meios para tornar o meu dia a dia ainda mais proveitoso”, destacou Thaís.

A coordenadora de Política Ambiental do município, Jacielle dos Santos, ressaltou a importância do alinhamento das lideranças em torno dos propósitos da administração municipal, a fim de tornar a gestão mais célere. “A metodologia aplicada foi muito eficiente e tivemos a oportunidade de entender que liderança cívica é essencial para identificar e solucionar problemas.  Quando os servidores e munícipes aprendem a ouvir um ao outro e se envolver ativamente na tomada de decisões, eles se tornam mais conectados e a ação veio promover o fortalecimento dos laços e a coesão comunitária”, comentou Jacielle.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, o programa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.

A atuação também se estende ao fortalecimento das entidades de classe, como Sindicatos Rurais e Associações Comerciais, com a proposta de fomentar ações conjuntas em prol da transformação socioeconômica. Nesse contexto, a Liderança e é um dos eixos trabalhados pelo programa com iniciativas voltadas para estimular a formação de líderes engajados que consigam melhorar o perfil que possuem e atuem para mobilizar pessoas e despertar o potencial delas para atuação em conjunta em prol do desenvolvimento de toda a comunidade e, consequentemente, do município. O Leme da Liderança Cívica é uma das capacitações levadas para os municípios que possuem esse propósito.

Atualmente são 37 municípios em Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora e recebem iniciativas no âmbito da liderança: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.