Realizada na Escola Municipal Leonor de Souza Araújo, ação foi levada para o município por meio do eixo Educação do programa Cidade Empreendedora
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em Nova Alvorada do Sul, em parceria com a prefeitura, realizou para os professores da Rede Municipal de Ensino, no sábado (24), as capacitações “Entendendo a Gamificação na Educação” e “Palestra de Sensibilização JEPP”. As capacitações fazem parte do eixo “Educação” do programa Cidade Empreendedora e tiveram o intuito de ensinar ferramentas para a inserção da temática do empreendedorismo no aprendizado dos estudantes.
Para a gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Priscila Veloso, o tema tratado é essencial para estimular, nos profissionais, propostas inovadoras na promoção do empreendedorismo em sala de aula. “Nossa proposta, com a palestra, foi sensibilizar os professores sobre a importância de implementar a temática do empreendedorismo junto aos estudantes, o que pode ser feito de diversas maneiras. Uma delas, inclusive, é a gamificação, tema da oficina que mostrou aos participantes a possibilidade de utilizar jogos para abordar o empreendedorismo de forma lúdica junto aos estudantes”, pontuou a gestora.
Segundo o professor Wellington Pimentel as ações vêm para instrumentalizar os profissionais do município, permitindo a eles agregar métodos inovadores no processo de ensino em Nova Alvorada do Sul. “Essa formação foi de suma importância para nós professores e nos permitirá diversificar nosso método de trabalhar a gamificação, estimulando nossos alunos a compreender a importância das regras e reforçando a necessidade do trabalho em equipe para a assimilação do conteúdo”, salientou Wellington.
No mesmo sentido, o professor Janderson Ozuna afirmou que iniciativas como a do Sebrae/MS refletem não somente no aprendizado dos alunos, mas também no desenvolvimento do espírito empreendedor no município. “A capacitação de hoje superou expectativas. Nós tivemos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, aprender novas formas de aplicar o empreendedorismo em nosso trabalho e desenvolver ideias que serão aplicadas no nosso dia a dia, com reflexos no ambiente escolar e pessoal”, comentou Janderson.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.