Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, capacitação teve o propósito de auxiliar na melhoria dos processos públicos
Gestores públicos que atuam na Prefeitura Municipal de Bataguassu participaram de uma capacitação sobre inovação promovida pelo Sebrae/MS, nesta sexta-feira (3). A oficina Inn Xperience foi realizada por meio do eixo Inovação do programa Cidade Empreendedora, executado pela segunda vez no município, em parceria com administração pública.
Com a proposta de auxiliar os gestores a melhorarem os processos públicos, a capacitação trouxe uma ferramenta de ideação para que o grupo pudesse analisar de que forma as tarefas são executadas e quais as melhorias poderiam ser implementadas. A oficina foi ministrada pela consultora do Sebrae/MS, Érica Jacob, que comentou sobre o objetivo do evento.
“O momento em que vivemos é focado em inovação e promove aos gestores públicos, de todas as áreas, a possibilidade de integração e construção coletiva da solução de problemas, com olhar em ferramentas ágeis trazendo métodos de inovação para o dia a dia. A oficina foi feita de forma dinâmica para que todos pudessem contribuir e identificar quais eram os pontos de contato negativos dos processos”, explicou a consultora.
De acordo com o subprefeito do distrito Porto XV, que fica a 43 quilômetros de Bataguassu, Euzébio Varaldo, a oficina trouxe clareza e objetividade na resolução dos problemas oriundos dos processos públicos. “Foram abordados vários problemas que acompanham a administração e, principalmente, conseguimos traçar possíveis soluções. Pontos de melhoria foram discutidos em conjunto, o que facilita na execução das melhorias pelo plano de ação”, comentou.
A secretária de assistência social, Sueli Otsubo, salientou o impacto do evento em toda a administração pública do município. “A oficina nos permitiu destacar os problemas mais comuns aos processos públicos locais, facilitando a escolha de medidas para a resolução dos problemas de forma mais rápida”, ressaltou.
Foco e planejamento também foram pontos importantes tratados na oficina, de acordo com o secretário municipal de Administração, Rafael Muchon. “O Sebrae, por meio de ações como essa, tem nos auxiliado a observar os processos públicos com um olhar mais apurado, identificando problemas e facilitando sua resolução em circunstâncias que muitas vezes nos passam despercebidas no dia a dia”, salientou.
Para a secretária municipal de Educação, Regina do Vale, a integração promovida pela oficina permitiu a troca de experiências e proporcionou um ambiente favorável à discussão. “O evento agregou porque nos aproximou enquanto gestores e nos permitiu enxergar, em conjunto, o nível de organização exigido pelo nosso trabalho, fator que trará resultados positivos na gestão dos processos públicos”, concluiu.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site.