Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura, iniciativa contemplou mais de 800 alunos da Rede Municipal de Ensino
Com a proposta de trabalhar com as crianças e adolescentes características positivas como comunicação, bom relacionamento, organização e planejamento, a palestra “Super competências empreendedoras” foi realizada pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Miranda, nesta semana, de segunda-feira (14) a quarta-feira (16).
Promovida por meio do eixo “Empreendedorismo na escola”, do programa Cidade Empreendedora, nos três dias, a iniciativa reuniu cerca de 840 estudantes das escolas Henriqueta Rebua Siuf (CAIC) e Urbana Estanislau Bossay. Nos meses de outubro e novembro, a palestra será realizada novamente no município, contemplando outras oito escolas, sendo quatro em aldeias indígenas. A expectativa é outros 1.400 alunos participem da capacitação.
Mais do que garantir que uma pessoa se destaque no mundo do empreendedorismo, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras como boa comunicação, trabalho em equipe e planejamento são fundamentais para que o estudante siga a carreira que desejar no futuro. Por isso, trabalhar essas temáticas são de grande importância, segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso.
“Integrar características do comportamento empreendedor na educação de forma lúdica é essencial para envolver os estudantes. Através dessa palestra, os alunos são instigados a desenvolver e praticar características do comportamento empreendedor, preparando-as para enfrentar desafios, tomar iniciativas e inovar no futuro”, destacou Priscila.
De acordo com a consultora do Sebrae/MS, Maria Fernanda Gregório, responsável por ministrar a palestra, o conteúdo é apresentado de forma lúdica para engajar os alunos. “Trazemos as competências como se fossem os poderes de super-herói, só que no mundo do empreendedorismo. Então, da mesma forma que um herói dos quadrinhos pode ter uma força enorme ou velocidade, um empreendedor pode ter habilidades como uma ‘super curiosidade’ ou ‘super coragem’. Quisemos despertar nos estudantes a vontade de desenvolver ou aprimorar essas características, mostrando que são importantes em qualquer campo da vida”, destacou a consultora do Sebrae/MS.
Para o estudante Pedro Henrique, de 12 anos, que cursa o sétimo ano na Escola Municipal Urbana Estanislau Bossay, a abordagem da palestra foi bem interessante. “Achei muito legal, me identifiquei mais com a habilidade ‘super confiança’ e o que eu aprendi vai me ajudar a desenvolver mais essa característica durante a minha vida”, pontuou.
A coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Miranda, Ana Paula Vargas, destacou que a palestra foi muito produtiva e ressaltou pontos importantes para o desenvolvimento dos alunos. “O conteúdo trouxe muito conhecimento para que os nossos estudantes possam desenvolver habilidades empreendedoras, pois transmitiu o despertar e a capacidade de trabalhar com fatos e criar oportunidades de negócio. Além disso, a palestra também promoveu a reflexão do corpo docente, mostrando que é fundamental a persistência para alcançar objetivos e enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso”, enfatizou Ana Paula.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.