Iniciativa faz parte do Cidade Empreendedora execeutado em parceria com a Prefeitura municipal com o objetivo de fomentar uma cultura empreendedora entre os jovens
Com o objetivo de ajudar os alunos da Escola Estadual Mbo’eroy Guarani Kaiowá, que fica dentro do Parque Indígena Amambai, a pensar em pontos de melhoria para a comunidade de forma inovadora, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou a “Maratona de Inovação”, nessa segunda-feira (13).
A iniciativa envolveu os estudantes indígenas do 3º ano do Ensino Médio da Escola dando continuidade ao Dia da Inovação, realizado em abril, onde os alunos puderam conhecer e experimentar tecnologias emergentes da área de inovação apresentadas pelo Living Lab- Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS.
“A Maratona de Inovação é uma sequência do Dia da Inovação, quando estivemos aqui com o secretário de Desenvolvimento Econômico e com a secretária de Assuntos Indígenas do município. Queremos proporcionar experiências na área com a proposta de auxiliar os estudantes a agirem em prol da comunidade com consciência coletiva de transformação”, explicou o analista-técnico do Sebrae/MS, Emerson Paulo.
Nesta segunda etapa do trabalho, a ideia é provocar nos alunos a participação ativa na resolução dos desafios enfrentados e estimular o protagonismo da comunidade escolar indígena. A partir da atividade, o intuito é de que o grupo pense de forma conjunta em soluções que serão estruturadas em um plano de ação de médio e longo prazo.
Para isso, a atividade proposta foi a uma ativação, ministrada por Raphael Jara, um dos mentores do Living lab. O momento foi divido em duas partes: uma expositiva, com a apresentação dos conceitos iniciais, e uma prática, onde os participantes têm a oportunidade de trabalhar a inovação.
“Discutimos o conceito de comunidade e ecossistema de inovação, expondo como diferentes instituições podem colaborar neste processo e, em seguida, o incentivamos os participantes a pensarem em iniciativas que podem ajudar a construir um futuro melhor para a comunidade. Na parte prática, os alunos usam o design thinking para identificar desafios e esboçar projetos para alcançar a transformação que desejam ver em Amambai”, explica Raphael.
Para a estudante Angelina Samaniego, aluna da Escola Estadual Mbo’eroy Guarani Kaiowá, a presença do Sebrae por meio do Cidade Empreendedora foi válida para que eles pudessem pensar nas melhorias que desejam e formas de alcançá-las. “Foi interessante conhecer os mentores e estar aprendendo também. É importante ver como isso pode beneficiar nosso futuro, e queremos que os problemas da aldeia se resolvam”, apontou a estudante.
Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.