Colocar ideias em prática e transformar projetos em realidade é a proposta da educação empreendedora e a coroação deste trabalho árduo de professores que estimulam o empreendedorismo em sala de aula, gerando oportunidades e transformando a sociedade foi a entrega do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora Etapa Estadual, que aconteceu nesta quarta-feira (12), no auditório do Living Lab MS, em Campo Grande.
Ao todo foram 24 inscritos de 11 municípios do Estado, sendo eles: Alcinópolis, Bataguassu, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Figueirão, Maracaju, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia.
Durante o encontro, o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, enalteceu a importância de reconhecer os professores na construção de um futuro melhor para todos. “O trabalho que o Sebrae faz hoje é apenas um esforço de uma instituição que deseja fazer diferença na vida das pessoas, somos entusiastas do desenvolvimento do capital humano”, declarou.
A professora Lucilene Trindade Pereira Milbratz, de Chapadão do Sul, foi a vencedora na categoria ensino fundamental com o projeto Semeando conhecimento, colhendo um empreendedor. “Comecei a me entusiasmar pelos comportamentos empreendedores. Um dos meus alunos já está empreendendo, ele tem o sonho de ter uma floricultura e ele já faz mudas, vasos e está vendendo para feiras, já concretizando sonhos”, disse.
Na categoria ensino médio quem levou o prêmio foi a professora Tamiles Carvalho Fragnan, de Nova Andradina. “Como a gente desenvolveu o piso tátil ecológico de baixo custo ajuda os alunos a entender melhor sobre a inclusão, incentivando a prática de acessibilidade e o melhor é que conseguimos fazer isso dentro da escola”, comentou.
O professor Peterson da Silva Santos, de Campo Grande, conquistou o destaque na categoria ensino profissional com o projeto Impulsionando o Ecossistema de Jogos Digitais. “O mercado de games em MS não existe então, o nosso primeiro desafio como educador e empreendedor foi fazer com que os alunos tenham a consciência de que eles podem criar esse mercado e ter uma visão de trazer a inovação para o estado”, pontuou.
O professor Sandro Gomes Rodrigues, de Campo Grande, ficou em primeiro lugar por suas iniciativas na categoria ensino superior com o projeto Feira de Empreendedorismo e Empregabilidade. “Trabalhamos com palestras, oficinas por meio de elaboração de plano de negócios e visitas técnicas, bem como modelos de negócios de sucesso. O Sebrae foi desde o início um participante efetivo das nossas ações, dando todo suporte e possibilidade do desenvolvimento do projeto”, falou.
Palestra
No encontro, o tema “Educação Empreendedora no Ensino Formal” foi abordado pela Prof. Dra. Rose Mary A. Lopes, que é mestre e doutora em psicologia social pela USP. Ela destacou que as competências empreendedoras são subdivididas em três áreas, sendo elas: identificação de ideiais e oportunidades; mobilização de recursos (consciência de si e autoeficácia, angariar recursos necessários, mobilização de pessoas) e ação (tomar iniciativa, planejamento e administração, tomada de decisões, aprender fazendo).
Rosemary destacou as soluções de educação empreendedora do Sebrae como o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que já vem alcançando muitos jovens. O empreendedorismo está ligado a criação de empreendimentos pessoais ou produtivos articulados ao projeto de vida, ou seja, ao estruturar iniciativas empreendedoras a atuação como protagonista de sua trajetória se fortalece.
Vencedores
Categoria: Ensino Fundamental
1º lugar – Lucilene Trindade Pereira Milbratz (Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade – Chapadão do Sul)
2º lugar – Breno Augusto Bastos Alexandre (Escola Estadual Polo Profª Regina Lúcia Anffe Nunes Betine – Campo Grande)
3º lugar – Alessandra Aparecida Neves (Escola Estadual Presidente Tancredo Neves – Dourados)
4º lugar – Celso Augusto de Oliveira Junior (Escola Estadual Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo – Figueirão)
Categoria: Ensino Médio
1º lugar – Tamiles Carvalho Fragnan (Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio – Nova Andradina)
2º lugar – Pedro Ladeia Costa (Escola Estadual Padre João Greiner – Campo Grande)
Categoria: Ensino Profissional
1º lugar – Peterson da Silva Santos (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/MS – Campo Grande)
Categoria: Ensino Superior
1º lugar – Sandro Gomes Rodrigues (Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – Campo Grande)
2º lugar – Fabiano Nagamatsu (Unigran Capital – Dourados)
3º lugar – Diego Rorato Fogaça (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande)
Por: Nayara Tiago