Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, a capacitação teve o propósito de auxiliar na melhoria dos processos municipais
Gestores públicos que atuam na Prefeitura de Camapuã participaram de uma capacitação sobre inovação promovida pelo Sebrae/MS, nessa terça-feira (23). A oficina “Inn Xperience” foi levada para o município por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a administração municipal.
Com a proposta de auxiliar os gestores a melhorarem os processos públicos, a capacitação trouxe uma ferramenta de ideação para que o grupo pudesse analisar de que forma as tarefas são executadas e quais as melhorias poderiam ser implementadas. A oficina foi ministrada pela consultora do Sebrae/MS, Érica Jacob, que comentou sobre o objetivo da iniciativa.
“O momento em que vivemos tem foco em inovação e leva para os gestores públicos de todas as áreas a integração e construção coletiva da solução de problemas, com olhar em ferramentas ágeis trazendo métodos de inovação para o dia a dia. A oficina foi feita de forma dinâmica para que todos pudessem contribuir e identificar quais eram os pontos de contato negativos dos processos”, explicou a consultora.
Durante a oficina as equipes das secretarias identificaram os desafios enfrentados, analisaram de que forma as tarefas são executadas e propuseram soluções pontuais, além de estabelecer um plano de ações para implementação de melhorias. Entre os participantes da oficina, esteve o prefeito de Camapuã, Manoel Nery, que ressaltou a importância da capacitação.
“Inovar é o que todo o prefeito busca fazer durante a sua gestão e eu tenho contato com o apoio do Sebrae nesse processo. Essa parceria tem funcionado muito bem por meio do programa Cidade Empreendedora e acredito que essa oficina veio como mais uma ferramenta para ajudar o poder público a melhorar o trabalho realizado no município”, destacou o prefeito.
Também estiveram presentes na capacitação secretários municipais, entre eles Roberto Barreto, responsável pela pasta de Assuntos Jurídicos. De acordo com o gestor, a oficina possibilitou uma reflexão sobre a atuação de cada secretaria e permitiu que se pensasse em soluções de forma conjunta. “Achei essa oficina de suma importância para o município porque a partir do que foi construído aqui vamos conseguir implementar melhorias e solucionar alguns entraves que estavam acontecendo em alguns processos”, ressaltou o secretário.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.