Seis empresas locais vencem licitação lançada pela Prefeitura de Bela Vista, com o apoio do Sebrae

/ / Bela Vista

Seis empresas locais venceram o edital de licitação lançado pela Prefeitura Municipal de Bela Vista, com o apoio do Sebrae/MS, para a aquisição de gêneros alimentícios. O resultado é consequência de uma estratégia adotada pelo poder público, após passar por consultoria oferecida pelo programa Cidade Empreendedora, para priorizar os pequenos negócios do município nos pregões realizados – tratamento diferenciado previsto pela Lei Complementar nº123/2006.

A homologação do pregão destacou um cenário promissor para os pequenos negócios da região: o valor total de R$ 1.268.927,23 foi destinado exclusivamente para os empreendimentos da própria cidade, consolidando um avanço significativo para o comércio local. As empresas vencedoras são Mercearia São Braz, Panificadora e Conveniência Vitória, Comercial BR, Horta do Marcos, Pão & Cia e Mercado Globo.

Para os empresários vencedores, como Marcos Tahisa Todaka, proprietário da Horta do Marcos, a conquista representa um reconhecimento do trabalho e a valorização do comércio regional. Ele enfatiza a relevância da prioridade dada às empresas do município, por meio do edital. “Foi muito importante, pois fomenta o comércio interno e tende a aumentar a renda local devido aos investimentos realizados. Essa prioridade é um incentivo significativo para os comerciantes do município de Bela Vista”, disse.

Panificadora Vitória foi uma das seis empresas de Bela Vista que vencerão o pregão presencial.

Valter Junior de Oliveira Diniz, proprietário da Panificadora e Conveniência Vitória, destaca o impacto positivo do resultado do pregão licitatório para a própria empresa e também para Bela Vista. “Essa conquista impulsionou o desenvolvimento local dos pequenos negócios. As compras feitas pelo município priorizam os empreendimentos locais, o que faz o investimento circular na cidade, aumentando a renda e a empregabilidade. Com essa vitória, poderemos fazer novas contratações, fortalecer a economia dos belavistenses e promover a inclusão social. É uma vitória que beneficia a todos na cidade”, pontuou.

Braulio Cáceres, proprietário do Comercial BR, expressa a satisfação que teve com a conquista no pregão licitatório. “Estamos extremamente satisfeitos e realizados com essa vitória no processo licitatório, pois é uma reivindicação antiga dos empresários belavistenses. Além disso, essa prioridade dada às empresas locais fomenta significativamente o comércio interno, o que contribui para o desenvolvimento da nossa cidade. O investimento que circula dentro da comunidade promove a gestão de renda, aumenta a empregabilidade local e fortalece a economia dos cidadãos de Bela Vista”, avaliou.

Compras públicas

Por meio do trabalho realizado em Bela Vista pelo programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, desde o ano passado, os servidores que atuam nas áreas de compras e licitações recebem consultoria para que possam tornar o processo mais célere e eficiente, além de adotarem estratégias para priorizar o comércio local nos editais de licitação.

Essa iniciativa tem trazido benefícios significativos para a economia do município, já que a colaboração já resultou na elaboração de duas licitações, levando em consideração a Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/14. Um critério fundamental do edital foi a prioridade dada às empresas locais, conforme previsto pela legislação vigente.

O analista técnico do Sebrae/MS e coordenador do eixo Compras Públicas do programa Cidade Empreendedora, Marcus Rodrigo de Faria, destaca a relevância da parceria com a administração pública na transformação da economia da região. “É de suma importância que as compras realizadas pela prefeitura priorizem o comércio local, pois ao adquirir produtos dos empreendedores que estão no próprio município, a gestão pública possibilita que os recursos circulem na cidade, gerando um impacto positivo na economia, ampliando as oportunidades de emprego e impulsionando tanto a arrecadação quanto a melhoria da renda das pessoas”, esclareceu o coordenador.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 0800 570 0800 ou acessar o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.