Cerca de 100 pessoas participaram da “Semana da Beleza” em Chapadão do Sul, que teve o objetivo de levar conhecimento aos empreendedores, pessoas que desejam empreender ou estão em busca de uma vaga de trabalho. A iniciativa realizada pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul teve início no dia 6 de maio, e se encerrou nesta terça-feira (14). Toda a programação ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque União.
Conforme com o analista-técnico do Sebrae/MS, Lucas Borelli, a iniciativa foi voltada para qualificar tanto quem quer abrir um negócio no setor da beleza quanto pessoas que já empreendem na área. “Os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de corte de cabelo, de maquiagem e de gestão dos seus negócios, ou seja, foram feitos vários cursos para entregar um conhecimento importante que irá auxiliar esses profissionais a oferecerem um serviço cada vez melhor ao cliente”, explicou Borelli.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, João Antônio da Silva Pereira, ressalta a importância dos wokshops para o fomento ao empreendedorismo e qualificação profissional no município. “A Semana da Beleza integrou ao nosso Plano Municipal de Qualificação, que este ano oferece mais de 100 cursos totalmente gratuitos. Tivemos a oportunidade de destacar os talentos da nossa região, desde salões de beleza até profissionais autônomos. Através de workshops, palestras e demonstrações, incentivamos a capacitação e aprimoramento desses profissionais, fortalecendo um dos setores que mais cresce no cenário nacional e gerando empregos. Investir nesse setor é investir no bem-estar da nossa comunidade”, salientou o gestor.
Capacitações
Ao todo, foram realizadas cinco oficinas, uma em cada dia, que abordaram os seguintes conteúdos: “Corte básico de cabelo – Técnicas de barbearia”; “Dicas de maquiagem”; “Organização de agenda e atendimento ao cliente em salão de beleza”; “Técnicas básicas de design de sobrancelha”; e “Formação de preço em salão de beleza”.
Os participantes da “Semana da Beleza” saíram com uma visão muito positiva e confiante em relação à estética, além de despertar para a possibilidade de colocar em prática o desejo em empreender, como é o caso da aluna do designer de sobrancelhas, Mayla Samira Nepomucena Henrique. “Quando fiquei sabendo do curso, não acreditei que fosse ser tão bom e já no primeiro dia tive as melhores das impressões. O curso e os professores são excelentes. Eles têm todas as respostas para as nossas dúvidas. Saí com a visão de um futura empreendedora”, relatou.
Já para outra aluna, Daiana Nascimento de Oliveira, ações como essa são importantes para quem busca qualificação profissional e não tem como arcar com os custos de um curso particular. “Para quem procura oportunidade nessa área da estética, ou para quem deseja tem uma renda extra, os cursos oferecidos aqui foram muito bons. Ajuda muito quem não tem condições de pagar para se profissionalizar”, ressaltou.
O empresário já da área de estética, e aluno do curso corte de cabelo e técnicas de barba, organização de agenda e atendimento ao cliente, formação de preços no salão de beleza, enxergou a oportunidade para buscar mais conhecimentos e caminhos mais eficazes ao empreendedorismo de sucesso. “Sou cabeleireiro há 11 anos. Achei muito importante esse curso para trazer pro meu espaço as inovações disponíveis no mercado da beleza, como a precificação de valores que eu estava cobrando um pouco errado. Em relação a formação, me abriu um leque de opções para inovar e levar para o meu negócio”, pontuou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.