Mais de 1.300 pessoas foram até o Centro de Eventos da UNIGRAN em Dourados na última quarta-feira (22) para ouvir os ensinamentos do tricampeão mundial de vôlei, Giba, e da influenciadora digital e empreendedora, Manuela Ornelas, mais conhecida como “Manu da Peixaria”, que foram o auge da programação da 15ª edição da Semana do MEI na cidade, iniciativa do Sebrae voltada ao microempreendedor individual. O evento é nacional, e contemplou, em Mato Grosso do Sul, palestras magnas com profissionais renomados, oficinas, cursos e atendimento, tudo 100% gratuito, no período de 20 a 24 de maio.
De acordo com a gerente da regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Reis, foi uma oportunidade para intensificar o estímulo aos microempreendedores individuais que representam a maior parte dos pequenos negócios no estado. “Trazer palestrantes renomados nacionalmente é proporcionar momentos de compartilhamento como quem já passou por uma experiência e tem algo a oferecer que pode agregar conhecimento aos que estão assistindo. É uma iniciativa para promover inspiração, gerar insights, novas ideias, motivação e prospecção para os pequenos negócios localizados aqui em Dourados e na região”, destacou a gerente.
Para Nilson dos Santos, conselheiro do Sebrae/MS e conselheiro consultivo da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), o evento demonstra que é possível alcançar os objetivos. “Esses cases que foram apresentados para nós são fonte de motivação. São exemplos para aqueles que falam, ‘eu não posso… eu não consigo’, de que quem busca capacitação consegue sim, seja no seu emprego ou no seu próprio negócio”, disse o conselheiro do Sebrae/MS.
Em Dourados, o evento superou as expectativas e o público saiu motivado para persistir em seus sonhos, sejam eles no esporte, na carreira profissional ou nos negócios. Giba trouxe sua história de superação desde a infância no Paraná até as conquistas das medalhas olímpicas, dialogou com a plateia com muita emoção e naturalidade e tratou de temas importantes para o esporte e o mundo dos negócios, como motivação, trabalho em equipe e carreira.
“A única pessoa que pode fazer você fracassar é você mesmo. Jamais pense em desistir, risque essa palavra do seu dicionário. Com certeza é um caminho difícil e dá medo, mas o medo é reconhecer a grandeza do que você quer atingir. Quando você encara esse medo e continua, uma coisa muda dentro. Quando você sabe o que quer, pode vencer os obstáculos que estão fora e que estão dentro de você, foque nisso e nada vai conseguir te parar”, recomendou o ex-jogador de vôlei.
Também de forma muito descontraída, em “Como Vender Seu Peixe: Criar Conteúdos de Valor no Digital é Para Todos”, a empreendedora e influenciadora digital Manuela Ornelas, a “Manu da Peixaria”, compartilhou experiências sobre empreender e deu dicas sobre como inovar. A partir de exemplos e interação com o público, ela contou os erros e acertos do seu negócio que começou pequeno, cresceu e se transformou em duas lojas, uma em frente a outra, a Peixaria Divina Providência e o bar da peixaria, no bairro Irajá, no Rio de Janeiro.
“Não é só vender, é ir além, é proporcionar uma experiência. Eu ensinava receitas, mostrava como identificar falsificações ou como saber quando o peixe não estava fresco, fazia vários tipos de eventos e estratégias lúdicas que atraiam as pessoas, seja pelo Dia das Mães ou mesmo fazendo ‘noite de comédia’ e feiras de adoção de animais. Enfim, criamos um conceito de peixaria. Antes me chamavam de maluca e hoje sou referência na peixaria varejista, área dominada pelos homens”, explicou Manuela Ornelas.
Oportunidade de motivação
Sócio da Pire Produtos de Limpeza, Odair Laercio de Lima guardou o ensinamento da perseverança. “Em um evento como esse a gente percebe, enquanto empreendedor, que nada começa do alto, mas sim da base, com muito trabalho, sacrifício, e persistência para não desistir diante das primeiras críticas e sim usá-las para um bem maior, que foi a valorização do empreendimento. Então as palestras nos dão uma motivação para trabalhar, persistir e não desistir”, contou o empreendedor.
Proprietário do Centro de Treinamento Chok’s MK e coordenador dos cursos de Educação Física da UNIGRAN, Robson Araújo Ferreira, conhecido como ‘Chokito’, liberou as turmas do curso para incentivar os estudantes a também participarem. “O Giba é um grande exemplo para os estudantes e Dourados é carente de eventos desse tipo, não dá para perder. Como microempreendedor, eu saio daqui renovado, com ideias novas e estimulado a não desistir, a procurar inovar, investir e persistir naquilo que eu quero. Hoje eu tenho uma academia pequena, mas tenho um sonho grande, de crescer. Mesmo sendo de outro ramo, a gente se identifica muito com a Manu da Peixaria, é a mesma história, mesmo significado, e com o Giba é o grande exemplo de simpatia, simplicidade e trajetória de vida”, comentou.
Em Amambai, a inspiração para os empreendedores veio com a palestra magna de Fabrício Medeiros, na noite de ontem (23), sobre “Empreendedor bonzinho não enriquece”, na Associação Comercial Empresarial de Amambai (ACIA). O palestrante apresentou uma abordagem singular sobre a importância de ser estratégico e assertivo no empreendedorismo contemporâneo, desmistificando a ideia de que ser “bonzinho” é a melhor estratégia para o sucesso nos negócios.
Semana do MEI
A programação da 15ª edição da Semana do MEI começou em 20 de maio e será encerrada hoje (24), mas o mutirão de atendimentos ainda prossegue ao longo do dia em todo o estado, com serviços de formalização, regularização, apoio na entrega da Declaração Anual e outros. São 75 pontos em Mato Grosso do Sul disponíveis que podem ser consultadas em semanadomei.ms.sebrae.com.br.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.