Iniciativa, que faz parte do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, visa fortalecer o segmento na região
Após um trabalho de mapeamento de vocações e oportunidades, o município de Selvíria recebeu nesta segunda-feira (20), o Seminário Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo, que apresentou as ações a serem desenvolvidas no setor. O encontro foi promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.
Inicialmente, representantes do setor público e privado discutiram o setor do turismo na região, em abril deste ano. A região possui atrativos naturais como Salto da laranja, Pesqueiro do Azambuja e o Rio Parana, prainha, conhecido como arroz doce, além de eventos como a Prova do laço, fazenda do tuchinha e a Festa do Peão – Selvíria Rodeio Fest. Depois dessa análise, o município agora conta com um plano de ações e consultoria de acompanhamento.
Dentre as ações, foi proposto o desenvolvimento de mapeamento de atrativos potenciais para eventos e também a estruturação de um balneário municipal com espaços e equipamentos de lazer para população local e visitantes. No eixo de demanda turística, será desenvolvida a análise do perfil dos visitantes da usina hidrelétrica Ilha Solteira e dos eventos, bem como serão realizadas campanhas de promoção turística do destino. O plano junto a governança inclui a criação do Conselho e Fundo Municipal de Turismo e ações de fortalecimento da gestão municipal do Turismo.
“Falamos sobre as oportunidades e desafios da atividade turística, onde o empresariado local é convidado a refletir sobre as mudanças de comportamento dos consumidores e de que forma isso impacta o negócio”, comentou analista do Sebrae/MS, Fábio Taloni.
Para o diretor de Meio Ambiente e Turismo, Valticinez Santiago, a parceria entre administração municipal e Sebrae está promovendo a valorização dos produtos turísticos. “Temos vários segmentos do turismo no município e nessa palestra conseguimos ouvir as necessidades de cada um. Com o Sebrae, no Cidade Empreendedora, temos buscado um novo tempo, melhorias e investimentos para desenvolver o turismo sustentável e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.
Evelyn Cristina Van Der Laan Loureiro, é empresária no município e também participou do encontro. “Foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais do potencial da nossa cidade, porque, muitas vezes, os moradores não apreciam as belezas e pontos turísticos. Selvíria precisa dar um ‘up’ e com a vinda do turismo creio que vamos ter uma fonte de renda melhor, além sermos valorizados e vistos como cidade”, falou.
Também participaram do encontro a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Camila Cavalcante e o agente de Desenvolvimento Econômico, Adelson Alberto do Santos.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.