Com parceria do programa Cidade Empreendedora, o encontro teve o objetivo de fortalecer o segmento na região
Após um trabalho de mapeamento de vocações e oportunidades, o município de Terenos recebeu nesta terça-feira (31), o Seminário Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo, que apresentou as ações a serem desenvolvidas no setor. O encontro foi promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local, executada no município desde março do ano passado.
Inicialmente, representantes do setor público e privado discutiram o setor do turismo na região, em abril deste ano. Também foram realizadas visitas técnicas aos empreendimentos turísticos no distrito de Cachoeirão, localizado a 47 quilômetros de Terenos. A região possui um conglomerado de balneários e restaurantes. Depois dessa análise, o município agora conta com um plano de ações para o desenvolvimento do turismo e a consultoria do Sebrae dará suporte na implementação.
Dentre as ações, foi proposto o desenvolvimento de consultoria de melhoria da qualidade dos empreendimentos turísticos e a implantação de roteiros de cicloturismo. No eixo de demanda turística, será desenvolvido um trabalho de consultoria de posicionamento digital do destino e dos negócios turísticos, bem como a realização do Festival Sabores de Terenos. O plano junto a governança inclui fortalecimento do Órgão Municipal de Turismo, além da dinamização do Conselho e do Fundo Municipal de Turismo.
“Falamos sobre as oportunidades e desafios da atividade turística, onde o empresariado local é convidado a refletir sobre as mudanças de comportamento dos consumidores e de que forma isso impacta o negócio”, comentou consultor do Sebrae/MS, Richard Alves.
Para o vereador Helder Noboru Kasae, a parceria entre administração municipal e Sebrae está promovendo a valorização dos produtos turísticos. “Esse foi o ponta pé inicial para que possamos fomentar mais o turismo, um turismo mais sustentável e que traga um ambiente de negócios mais favorável para os empreendedores”, pontuou.
Segundo Francisco Rafael Ramires, proprietário da Reserva Canindé, o encontro foi uma oportunidade de conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas em prol do turismo. “A gente está bem otimista e percebendo que a visão da prefeitura está mudando em relação ao turismo, que estão pensando em ações para estimular não só o empreendedor, mas também a infraestrutura e tudo que a pessoa precisa para se motivar a melhorar o seu negócio ou até mesmo lançar um empreendimento novo”, comentou.
Também participaram do encontro o prefeito Henrique Wancura Budke, o secretário de Desenvolvimento, Valdecir Batista Alves e o presidente do Sindicato Rural de Terenos, Cleiton Ravázio.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas ao clicar aqui ou por meio do número 0800 570 0800.