Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura, iniciativa visa valorizar o trabalho dos profissionais e fortalecer a agricultura familiar
Nos dias 28 e 29 deste mês, sexta-feira e sábado, respectivamente, a cidade de Coxim recebeu a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. A receita premiada, “Strogonoff de frango e legumes”, foi elaborada pela merendeira Suellen Sulina da Costa, da Escola Marechal Rondon. O evento, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora, visa valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, e incentiva o uso de produtos mais saudáveis, oriundos da agricultura familiar, fortalecendo os pequenos negócios do campo.
A etapa municipal do Desafio das Merendeiras foi dividida em dois dias. Na sexta-feira (28), profissionais da cozinha aprenderam técnicas de manipulação e preparação de alimentos em um workshop, ministrado pelo chefe Paulo Vasconcelos. Após a capacitação, no sábado (29), um corpo de jurados, composto por representantes do comércio alimentício local, juntamente com o chefe, elegeram a vencedora representada do município.
O prefeito de Coxim, Edilson Magro, prestigiou o evento e parabenizou as merendeiras pelo trabalho excepcional que realizam diariamente, destacando a importância da ação para valorizar a culinária local e disseminar os sabores da região para outras localidades. “Estamos aqui trabalhando pela população de Coxim e para levar o que é bom para outros locais, pois esse evento é de nível estadual”, afirmou o prefeito
A secretária municipal de Educação, Michelle Proença, também marcou presença. Segundo ela, o evento valoriza essas profissionais que desempenham um papel fundamental nas unidades escolares. “Elas se sentem o coração da unidade escolar. Ao mesmo tempo que valoriza as profissionais do setor, também promove a valorização dos produtos da agricultura familiar, essenciais para o desenvolvimento da cidade e o sustento dos pequenos agricultores locais”, completou Michelle.
Segundo o chefe Paulo Vasconcelos, outro objetivo do trabalho realizado é estimular a administração municipal a adquirir produtos oriundos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com essa proposta, as merendeiras são capacitadas para que possam utilizar novas técnicas e expandir a quantidade de itens utilizados.
“O projeto não é somente premiar as merendeiras. Estamos fazendo esse desafio para capacitá-las e levar o aprendizado na utilização do maior número possível de insumos produzidos pela agricultura familiar do município. No treinamento, as merendeiras também aprendem a melhorar a base nutricional das receitas, e fazer com que as crianças comam alguns itens que reprovam sem identificá-los, como jiló e quiabo, por exemplo, utilizando talo, casca, folha”, destaca o chefe.
Com seis anos de experiência como merendeira, a vencedora da etapa municipal de Coxim, Suellen Sulina da Costa, conta que aprendeu várias técnicas novas no workshop, como a elaboração de sal de ervas e a biomassa feita com banana verde. “Eu procurei usar o maior número de ingredientes da agricultura familiar, foram 14 no total. A receita ficou muito saborosa e nutritiva. Todo mundo que provou, adorou o prato. Sou muito grata ao Sebrae e a Prefeitura Municipal de Coxim por esse evento. Foi maravilhoso mesmo”, ressalta Suellen.
A premiação ocorreu no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), localizado na Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza, em Coxim. Neste ano, mais de mil profissionais foram inscritas pelas prefeituras de 27 municípios de Mato Grosso do Sul para participarem do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Após as etapas municipais, na segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si.
Além de Coxim também participam da disputa os municípios de Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.
Conheça as demais colocadas da etapa municipal de Coxim:
1º lugar – Merendeira Suellen Sulina da Costa com a receita de Strogonoff de Frango com legumes
2º lugar – Merendeira Jocimara Deuza da Silva com a receita de Escondidinho Nutritivo
3º lugar – Merendeira Maria Ramona da C. Oliveira com a receita de Sopa de Biomassa de banana verde
4º lugar – Merendeira Samila R. Tavares com a receita de Kibe de Arroz recheado com abóbora cabotina
5º lugar – Merendeira Claudia Assis dos Santos com a receita de Empamoda com legumes
Mais informações sobre o 2º Desafio Estadual das Merendeiras e sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.