Voltada para os empresários, oficina de formação de preço é realizada em Costa Rica

/ / Costa Rica

Capacitação foi promovida pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora

Visando apoiar os empresários do município, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Costa Rica (ACIACRE), promoveu na noite dessa segunda-feira (25), a palestra “Como Definir Preço de Venda”, com a proposta de esclarecer dúvidas dos empresários sobre o equilíbrio financeiro de sua empresa.

O encontrou foi realizado na sede da Associação Comercial da cidade e reuniu cerca de 30 empresários, tanto microempreendedores quanto proprietários de Microempresas (ME) e empresas de Pequeno Porte (EPP). Na palestra, foi apresentada aos participantes a importância em definir o preço de venda para que sua empresa consiga construir um equilíbrio financeiro estável.

De acordo com a analista do Sebrae/MS, Jane Paiva, a oficina “Como Definir Preço de Venda”, se faz necessária pois ela impacta diretamente nos produtos e serviços ofertados pelos empresários. “No comércio, existem várias etapas que são essenciais e, portanto, contribuem para a longevidade da empresa no mercado no qual ela atua. Realizar tal processo é uma maneira de definir um preço para o produto, que não apenas cubra todos os custos gastos com fabricação, produção e prestação de serviços, mas ainda gere retorno expressivo para os negócios”, explicou Jane.

Entre os participantes da palestra, esteve presente o presidente da ACIACRE Luiz Antonio Bocalan, que expôs a satisfação em poder participar da oficina. “A palestra foi muito importante não só para os empreendedores, mas também para o município. Ter um evento focado em agregar conhecimento aos empresários de Costa Rica, faz a cidade crescer como um todo”, finalizou o presidente.

Presente no evento, a Agente de Desenvolvimento do município, Nayara de Barros Brandão, destacou a importância em ter uma palestra para ajudar os empresários a se manterem firmes financeiramente. “Eu notei que, a grande maioria dos participantes, não tinha noção do valor do produto deles, qual era a margem de lucro, qual a margem de porcentagem que eles tinham que cobrar em cima dos itens do serviço. Então, palestras como essa que o Sebrae vem trazendo a cada dia para Costa Rica, tem ensinado os empresários a manter a saúde do seu negócio e, nós como município, somos gratos por disponibilizarem essas oportunidades tão importantes”, pontuou.

 

Empresários aprovam

Para a empresária e fisioterapeuta, Kelly Freitas, ter uma palestra como essa no município, só traz benefícios e agregar valor aos empresários. “A palestra foi bem didática e muito esclarecedora. Eu tinha muita dificuldade em relação a fazer os cursos variáveis e fixos, saber direcionar cada um e, também, em relação a porcentagem certa para o preço de venda. Eu tenho essa loja há três anos e nunca fui comerciante, sempre trabalhei como fisioterapeuta e tenho muita dificuldade nessa parte dos preços. Então, hoje para mim foi muito esclarecedor”, comentou a empresária.

Já para Carlos Henrique da Silva Farias, empresário na parte de segurança eletrônica, o evento trouxe uma temática muito relevante. “O conteúdo e a palestra, foi muito interessante. Tudo que foi apresentado vai agregar muito em nosso comércio, principalmente nessa questão de formação de preço, tanto do produto quanto do serviço que oferecemos”, destacou.

Para saber mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora ligue para 0800 570 0800.