Voltada para os professores municipais, palestra apresenta o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos

/ / Maracaju

Inscrições estão abertas para o encontro on-line promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora

Nesta quinta-feira (6), vai ser realizada para os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Maracaju uma palestra voltada para expor como funciona o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio do programa Cidade Empreendedora. O encontro é on-line e as inscrições podem ser feitas pelos docentes no portal do Sebrae, basta clicar aqui.

O JEPP é uma metodologia que visa despertar nas crianças e adolescentes a criatividade e o interesse pelo empreendedorismo. Para que a temática seja trabalhada com os alunos em sala de aula, ou de forma virtual, o Sebrae promove a capacitação dos professores. Neste novo ciclo, são 195 docentes envolvidos, o projeto vai ser aplicado em 11 escolas municipais de Maracaju e deve atender 3.715 estudantes que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a palestra vai ser o primeiro contato do corpo docente e dos coordenadores das Escolas Municipais com o projeto e vem para esclarecer o passo a passo do trabalho. “Para o programa acontecer o professor é uma parte essencial do processo. Ele tem que ter o brilho nos olhos, então, a ideia do encontro é explicar como funciona o projeto, as estratégias voltadas para cada turma e, principalmente, motivá-los a abraçar a iniciativa”, pontuou a gestora.

Após a palestra, os consultores do Sebrae vão até as escolas para identificar as particularidades de cada uma e elaborar um plano de trabalho, somente depois desse processo é iniciada a capacitação docente. As escolas municipais participantes do projeto em Maracaju são: João Batista Lino Braga; Professora Irma De Lima Matos; Educar Para Crescer; Professora Cecilia De Castro Minervini; José Pereira Da Rosa; Ciro Aniz, Júlio Müller; João Pedro Fernandes; e Professora Maurícia Paré Gomes; Escola Rural Santa Guilhermina e Escola Indígena Velario Sucuri’y.

Capacitação on-line

Neste ano, a formação vai ser feita de forma remota, por meio de um portal de Educação a Distância criado pelo Sebrae Nacional, e cada professor possui 30 dias para concluí-la. Os docentes vão ter acesso a nove cursos independentes que expõem formas de trabalhar o tema empreendedorismo com os estudantes de acordo com a faixa etária e do ano que estão cursando. No entanto, cada professor pode optar se deseja fazer o treinamento com as metodologias voltadas para os estudantes dos anos iniciais, do 1º ao 5º, ou para os anos finais, do 6º ao 9º.