Sebrae/MS prepara professores para levar empreendedorismo para as salas de aula em Bodoquena

/ / Bodoquena

Empreendedorismo é uma das competências essenciais para o novo mercado de trabalho. Desta forma, a educação empreendedora surge como uma forma de contribuir para que os jovens sejam estimulados desde o período escolar, educando-os para os desafios que terão no futuro.

Nesse sentido, o Sebrae/MS ofereceu, em Bodoquena, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, o treinamento dos professores para a aplicação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), com alunos dentro das escolas ou instituições, no Auditório Mário Brother. A ação é voltada para o ensino fundamental, oferecendo as habilidades de organização, resolução de problemas, trabalho em equipe e planejamento. Ao todo, 35 professores foram capacitados.

Para a secretária de Educação de Bodoquena, Valdisa Dias Olanda, essa é mais uma meta do programa Cidade Empreendedora realizada com sucesso. “Os professores que receberam a capacitação serão multiplicadores, para despertar um pensamento desde cedo nos alunos, por isso a importante parceria entre Sebrae e Prefeitura com esses mecanismos para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou.

Segundo o instrutor do Sebrae/MS, Everton dos santos de Santana, a turma foi muito participativa e produtiva durante o treinamento e agora os professores poderão ser multiplicadores desse conhecimento. “Foram dias de muitos desafios, onde os professores tiveram a oportunidade de desenvolver atitudes empreendedoras e estimular o espírito empreendedor”, declarou.

A professora da Rede Municipal, Maria Marcília, disse que o treinamento acrescenta na experiência profissional. “Acredito que adquiri mais conhecimento e estratégias diferenciadas de trabalho que posso levar para sala de aula e trabalhar com os alunos de forma que eles venham a desenvolver esse comportamento empreendedor”, falou.

Já a professora Iracilda, da Escola Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, destacou que essa formação foi importante, uma vez que vem contribuir com o sucesso dos alunos. “Eles precisam ser incentivados constantemente e nós professores temos como dever mostrar que todos temos potencialidades para se desenvolver”, pontuou.

O treinamento contou com a participação das instituições: Escola Municipal João Batista Pacheco, Dr. Arnaldo Estevão de Figueiredo, Escola Municipal Ataíde Sampaio e Escola Municipal Marechal Rondon.

A ação foi realizada durante a Semana Pedagógica da Rede Municipal, a qual tem uma disciplina de empreendedorismo na grade implementada para a inserção dessas atividades como conteúdo obrigatório. Este trabalho no eixo de educação empreendedora integra o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae para promover o desenvolvimento local em conjunto com a prefeitura municipal.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora foi desenvolvido pelo Sebrae para atuar junto a prefeituras municipais em oito pontos chave que visam acelerar a economia de cada município que adere à iniciativa: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Por: Nayara Tiago