Ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Jardim são definidas em oficina
Documento elaborado pela prefeitura e lideranças locais, com o apoio do Sebrae/MS, vai nortear a execução do programa na cidade
Com protocolos de biossegurança, representantes da Prefeitura Municipal de Jardim e lideranças locais do município, como membros da Associação Comercial e Empresarial e do Sindicato Rural, participaram de uma reunião com o Sebrae/MS, nesta quinta-feira (10), para estabelecer ações de melhorias para a cidade.
O encontro consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP), realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de confeccionar a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora no município.
Segundo vice-prefeito de Jardim, Geraldo Alencar Gonçalves, que participou da oficina representando a prefeita, Clediane Matzembacher, o encontro foi bastante produtivo. “Foi algo muito importante para o nosso município porque uniu o nosso secretariado, empresários e outras lideranças, para a troca de ideias para que a gente possa fomentar o desenvolvimento da nossa cidade. Vários temas foram abordados e, dentre eles, os que eu considero mais relevantes são a capacitação da nossa população, a sinalização do trânsito, e o incentivo que o município vai proporcionar para as empresas que querem se instalar aqui na nossa região”, pontuou Geraldo.
Na data, a oficina foi conduzida pelo consultor do Sebrae/MS, Fábio Rodrigo de Sousa Fonseca, de acordo com ele, os principais eixos escolhidos para discussão foram: fomento a agricultura familiar, fortalecimento do comércio e serviços, atração de investimentos, aumento da arrecadação municipal, recuperação do tecido social e a possibilidade de transformar o município em um centro de compras e em polo de turismo regional.
Segundo Fábio, o comércio e o turismo foram as áreas que reuniram o maior número de ações elencadas. “O fortalecimento da agricultura em Jardim tem demandado uma cadeia de fornecedores de produtos e serviços, mas no município falta mão de obra capacitada e empreendimentos para suprir essa demanda, por isso as ações vão incluir a qualificação da população e dos empreendedores locais, além de prever um trabalho voltado para a atração de novos empreendimentos. Já no caso do turismo, vão ser elencadas as potencialidades da cidade e elaborada uma campanha de divulgação desses atrativos”, pontuou Fábio.
As ações definidas como importantes pelos interlocutores do município durante a oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Jardim. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.
Cidade Empreendedora
A prefeitura de Jardim aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 21 municípios de Mato Grosso do Sul, irá receber o acompanhamento do Sebrae por um período de 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.
Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.