Elaborado pela prefeitura e lideranças locais, com o apoio do Sebrae/MS, documento irá nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município
Nesta quinta-feira (1º), a equipe da Prefeitura Municipal e lideranças de São Gabriel do Oeste, como representantes da agricultura familiar e comércio local, participaram de uma reunião com o Sebrae/MS, para elencar ações de melhorias para o município.
O encontro consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP), realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, com a proposta de confeccionar a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora no município.
Segundo o prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, o envolvimento de toda a sociedade no processo de confecção das ações foi de suma importância. “As lideranças fazem parte do crescimento econômico de São Gabriel do Oeste, então, foi importante ouvi-las para traçar o plano de trabalho que o Sebrae vai desenvolver conosco. Foi muito importante saber a opinião de cada um, porque todos são protagonistas e precisam ser inclusos no processo de desenvolvimento”, destacou o líder do executivo.
De acordo com o consultor do Sebrae/MS, Augusto Aki, São Gabriel do Oeste tem números positivos, como a baixa evasão de consumo, e o fato de os moradores terem uma imagem positiva da economia local. Nesse contexto, há pontos que podem explorados para melhorar ainda mais a realidade socioeconômica da cidade, um deles é trazer mais oportunidades para as pessoas que se mudam para o município em busca de mais qualidade de vida.
“Por ser considerada uma cidade de sucesso, São Gabriel do Oeste atrai muitos migrantes que, muitas vezes, tem dificuldades em se encaixar no mercado de trabalho por falta de qualificação profissional. Então, um dos caminhos que vemos para melhorar o município está na capacitação dessas pessoas. Com isso, aumentamos a autoestima desse público e ofertamos mão de obra qualificada para o comércio local, fortalecendo os empreendedores. O incentivo à capacitação, também traz mais oportunidades de trabalho para os jovens do município que sentem dificuldades em encontrar o primeiro emprego”, expôs Aki.
Para o consultor, a organização de agroindústrias focadas na confecção de novos produtos vinculados a agricultura familiar é outro ponto que pode ser visto como oportunidade para acelerar o desenvolvimento local, juntamente com o fomento do empreendedorismo nas áreas de lazer e serviços.
“Existe uma carência por opções de lazer e prestação de serviço, principalmente, no contexto de manutenção predial, o que pode ser visto como uma possibilidade de negócio para quem deseja empreender. Ampliar o número de empresas da cidade e dar suporte para os empreendedores possam crescer, fortalece o poder de atração do município no comércio regional. São Gabriel do Oeste já é um polo, mas pode se destacar ainda mais com o fortalecimento das opções de lazer e do varejo, ampliando o raio de alcance do município o que trará mais recursos para a região como um todo”, pontuou o consultor do Sebrae/MS.
Durante a oficina, os participantes dialogaram e estabeleceram quais iniciativas seriam mais relevantes e prioritárias para o desenvolvimento do município. As ações elencadas pelos participantes da oficina resultam em um relatório que será analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, será confeccionado o Plano de Desenvolvimento Econômico de São Gabriel do Oeste. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.
Cidade Empreendedora
A prefeitura de São Gabriel do Oeste aderiu ao programa Cidade Empreendedora neste ano e recebe acompanhamento do Sebrae/MS até 2024, com ações para a promoção do desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.
Entre as iniciativas previstas pelo programa, estão a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas, incentivo às compras locais, promoção de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.