Hoje é dia de Feira: Realizado pelo Sebrae/MS, projeto apoia mais de 390 feirantes em 26 municípios do estado

/ / Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora

Comum pelos bairros e com a frequência de pelo menos uma vez por semana, as feiras de rua fazem parte da tradição de todo município e, além de fonte renda para diversos empreendedores, também se tornam um espaço importante de lazer para a comunidade.

Para apoiar os empresários e auxiliar na consolidação do local como um ambiente de promoção cultural capaz de transformar a economia, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, realiza o projeto “Hoje é dia de feira!” que, atualmente, contempla mais de 390 feirantes em 26 municípios de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa desenvolve, em parceria com as Prefeituras Municipais, um plano de ação que leva conhecimento para que os feirantes possam melhorar o negócio, com a realização de oficinas que trabalham temas como precificação, atendimento, vendas e liderança. Paralelamente a isso, o Sebrae também fomenta o associativismo, incentivando o trabalho em conjunto em prol do fortalecimento do grupo.

Capacitações são oferecidas para apoiar os feirantes nos municípios participantes do projeto.

Segundo a coordenadora da Unidade de Competitividade Empresarial (UCE), Isabella Fernandes, as feiras possuem uma grande relevância nos municípios, pois em muitos casos, são referências de um evento de entretenimento e encontro para a população, e representa oportunidade de convívio, além de estimular o empreendedorismo, por isso, a importância do trabalho desenvolvido.

“Nossa proposta é fortalecer as feiras municipais por meio do atendimento aos empreendedores, levando qualificação para ajudá-los a melhorar desde o atendimento ao cliente, até a organização financeira. Mais do que trabalhar as necessidades de cada negócio, também buscamos integrar os empreendedores enquanto grupo, incentivando a criação de associações de feirantes, para que eles possam se estruturar melhor e atuar em conjunto para atrair a população para o espaço”, destacou Izabella.

Transformação

Um dos pratos vendidos por Roberto Martins da Silva, empreendedor de Rio Verde de Mato Grosso, é peixe assado recheado.

De incentivo a incentivo, as feiras vão se tornando espaços onde a produtividade se torna uma engrenagem. Em Rio Verde de Mato Grosso, por exemplo, os empreendedores e produtores da agricultura familiar da Feira Municipal Vereador Mario Ivo Aureliano Martins, receberam suporte do Sebrae/MS, e passaram a atuar em conjunto para trazer melhorias para o local, como relata o feirante Roberto Martins da Silva.

“Estamos trabalhando juntos para melhorar a questão do atendimento, principalmente. No nosso espaço, temos poucas mesas, por exemplo, então, estamos adquirindo mais unidades para poder oferecer um ambiente mais agradável para os clientes. Em breve, vamos montar o parquinho para poder atrair mais pais com as crianças e temos boas expectativas”, ressaltou o empresário.

De acordo com Roberto, o grupo está sendo atendido pelo projeto “Hoje é dia de feira!” há 10 meses e, o conhecimento trazido pelas capacitações já o ajudou a melhorar o negócio. “Estou conseguindo organizar melhor os produtos e estou aprendendo a inovar para conseguir vender mais. Percebi que a gente tem que atender a necessidade do cliente e fiz algumas mudanças. Nas quartas eu ofereço dobradinha, mocotó e porção de peixe, por exemplo, e criança não gosta disso, então, estou buscando outras opções de pratos para agradar esse público também. Essas foram ideias que acabei tendo depois que participei das capacitações do Sebrae”, enaltece o empresário.

Terenos também é outro município que está sendo atendido pelo projeto. São contemplados cerca de 20 empreendedores que atuam na Feira Municipal, localizada na Rua José Candido de Rezende. O espaço fica dentro da rodoviária e é a única feira da cidade dentro da área urbana. Muitos dos produtos trazidos para o público vêm do campo, como o queijo, o frango, a rapadura e o milho verde comercializados por Antônio Cruz.

O empreendedor conta que faz as vendas na feira há três anos e que tem grandes expectativas com o projeto. “Estamos no início dessa parceria com o Sebrae. Queremos implementar uma feira que funcione mais dias na semana e não sabemos ainda como fazer isso. Também queremos melhorar e aumentar as vendas, por isso, essa parceria é tão importante, e já temos aprendido muito juntos”, comenta o feirante.

Em Mato Grosso do Sul, além de Terenos e Rio Verde de Mato Grosso, outros municípios que integram o programa Cidade Empreendedora também são atendidos pelo projeto: Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Costa Rica, Chapadão do Sul, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Atualmente, o programa está em execução em 36 municípios de Mato Grosso do Sul com ações voltadas para fortalecer os pequenos negócios locais, seja no campo ou na cidade, além de atuar para a melhoria do ambiente de negócios em cada município.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.