Iniciativa do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal finaliza com contribuições no aumento da formalização de empreendedores e capacitação de pequenos produtores
Fortalecimento do comércio local, melhorias na agricultura familiar, fomento à educação empreendedora e incentivo à participação dos pequenos negócios locais nas compras públicas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Selvíria, executado durante 18 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa é encerrada oficialmente nesta quinta-feira (2), com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, José Fernando Barbosa.
Segundo o prefeito, a iniciativa promoveu o crescimento econômico de Selvíria, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral. “Com a vinda do Sebrae, pudemos alavancar a nossa economia e trazer mais oportunidades para a nossa cidade, melhorando a vida de quem empreende, seja do comerciante, do pequeno e do médio produtor. Recebemos diversas capacitações para que a nossa população pudesse qualificar e os nossos empresários tivessem uma melhor mão de obra, o que trouxe uma melhora grande para o nosso município, então, eu só tenho a agradecer ao Sebrae por todo o trabalho que fizemos em conjunto”, salientou o líder do executivo.
Caderno de Resultados foi entregue pela gerente da Regional Costa Leste, Josi Signori, para o prefeito de Selvíria, José Fernando BarbosaSelvíria aderiu ao programa Cidade Empreendedora em junho de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, foram realizadas ações em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais, com ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar e os empresários, incentivando a aquisição de produtos do comércio local, aumentar a autoestima da população, além de fomentar as áreas do turismo e saúde.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam fortalecer os pequenos empreendedores e melhorar o município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores locais e lideranças, é fundamental para a conquista de bons resultados. Foram várias ações que permitiram fortalecer não só o comércio local, mas também a Prefeitura Municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Selvíria”, destacou Mendonça.
Ações do Plano de Desenvolvimento Econômico de Selvíria foram apresentadas para a sociedade e executadas em parceriaFortalecimento do empreendedorismo
O Sebrae atuou em Selvíria melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de dois mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 200 empresas distintas localizadas na cidade.
Uma das empresárias atendidas foi Noemi Moreno que, em 2022, abraçou a oportunidade de abrir um negócio em Selvíria e criou a Central Modas – uma loja de vestuário que atende do público infantil ao adulto. Tirar o sonho do papel só foi possível com o apoio do Sebrae que a ajudou desde a formalização até a estruturação da empresa, por meio de consultoria e das capacitações levadas ao município pelo programa Cidade Empreendedora.
“O acompanhamento nos dá um rumo, me ajudou na questão de organização e atendimento. Uma representante do Sebrae, inclusive, veio na minha loja e me ajudou até na organização dos manequins. Percebo que o Cidade Empreendedora veio para fazer a diferença na vida das pessoas. Vejo isso não só no meu negócio, mas em outros comércios da região também. Esse é um laço que o programa conseguiu criar com os empresários e, dessa forma, as lojas estão cada vez mais fortes”, pontuou Noemi.
Dia da Oportunidade levou capacitações para empreendedores e pequenos produtores de SelvíriaDentre as ações de capacitações promovidas para levar conhecimento aos empreendedores e possibilitar o crescimento das empresas, o grande destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um evento gratuito ocorrido em maio de 2022, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.
Outra ação relevante foi proporcionada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS também levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos nas áreas de transformação digital, informática, costura, construção civil e panificação.
Paralelamente às capacitações, a Sala do Empreendedor do município recebeu uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário. O atendimento é voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar quem deseja empreender na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).
Sala do Empreendedor de Selvíria recebeu nova identidade visualPara fortalecer o empreendedorismo, outra iniciativa feita no município foi a reinauguração da Feira Livre. Com o apoio do Sebrae/MS, o espaço que não funcionada há mais de dois anos, voltou a abrir as portas para a população. Mais do que ser um local de lazer para a sociedade, o ponto é garantia de renda para muitos empreendedores e produtores da agricultura familiar, que puderam retomar a exposição de produtos na feira e obter maior lucratividade.
O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 65% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um crescimento de 13% no número de empresas ativas no município e aumento de 37% na formalização de microempreendedores individuais.
Carretas equipadas levaram para o município cursos gratuitos na área de CosturaCompras Públicas e Desburocratização
Com o apoio do Sebrae/MS, outro avanço importante foi conquistado na área de Desburocratização, com a adesão do município à RedeSim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.
O município também recebeu suporte e tornou o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para possibilitar que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação – tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 20,6 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.
Segundo o agente de desenvolvimento de Selvíria, Adelson dos Santos, o trabalho realizado na área de Compras Públicas foi uma das grandes melhorias trazidas pelo programa para o município. “O Cidade Empreendedora veio ao encontro da necessidade que nós tínhamos e trouxe um dinamismo ainda maior para que fosse possível melhorar alguns setores que escolhemos como prioritários, dentre eles, estava o fortalecimento das compras públicas. Proporcionamos a qualificação dos servidores e isso nos aproximou do comércio, deixando um recurso ainda maior girando localmente através das compras públicas, e esse foi o início da transformação”, pontuou o agente.
No âmbito das Compras Públicas, também foi realizado um trabalho com a agricultura familiar. Produtores do município receberam consultoria especializada para que melhorassem a qualidade da produção, além de aprenderem a planejar o plantio de acordo com o que o mercado precisa e conseguirem se organizar para vender para o poder público via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O prato que se destacou na etapa municipal do Desafio das Merendeiras em Selvíria foi “Caldo de Abóbora Cabotiã com Legumes”, preparado por Sueli Ferreira da SilvaO 1º Desafio Estadual das Merendeiras foi mais uma ação levada para os municípios com a proposta de ampliar as vendas dos produtores locais. Selvíria aderiu à competição e profissionais participaram da etapa municipal. Além de promover a capacitação e valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas, a iniciativa exigiu a criação de receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar, como uma forma de estimular o município a adquirir os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Fomento à educação empreendedora
Por meio do programa Cidade Empreendedora, estudantes de três escolas municipais tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS capacitou os professores em soluções de educação empreendedora e cerca de 900 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados com a metodologia do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
“Feirinha do JEPP” marcou a conclusão da metodologia quando estudantes apresentaram à comunidade os produtos desenvolvidos em sala de aulaAtravés do JEPP, o tema empreendedorismo é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.
Assista ao vídeo e confira todos os resultados do programa Cidade Empreendedora em Selvíria. Para obter mais informações sobre a iniciativa acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou entre em contato por meio do número 0800 570 0800.




