Agricultura familiar e comércio local são fortalecidos pelo programa Cidade Empreendedora em Selvíria

/ / Artigos

Iniciativa do Sebrae/MS e Prefeitura Municipal finaliza com contribuições no aumento da formalização de empreendedores e capacitação de pequenos produtores

Fortalecimento do comércio local, melhorias na agricultura familiar, fomento à educação empreendedora e incentivo à participação dos pequenos negócios locais nas compras públicas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Selvíria, executado durante 18 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa é encerrada oficialmente nesta quinta-feira (2), com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município ao prefeito, José Fernando Barbosa.

Segundo o prefeito, a iniciativa promoveu o crescimento econômico de Selvíria, por meio de ações articuladas entre o poder público, empresários, produtores rurais e a população em geral. “Com a vinda do Sebrae, pudemos alavancar a nossa economia e trazer mais oportunidades para a nossa cidade, melhorando a vida de quem empreende, seja do comerciante, do pequeno e do médio produtor. Recebemos diversas capacitações para que a nossa população pudesse qualificar e os nossos empresários tivessem uma melhor mão de obra, o que trouxe uma melhora grande para o nosso município, então, eu só tenho a agradecer ao Sebrae por todo o trabalho que fizemos em conjunto”, salientou o líder do executivo.

Caderno de Resultados foi entregue pela gerente da Regional Costa Leste, Josi Signori, para o prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa

Selvíria aderiu ao programa Cidade Empreendedora em junho de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, foram realizadas ações em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais, com ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar e os empresários, incentivando a aquisição de produtos do comércio local, aumentar a autoestima da população, além de fomentar as áreas do turismo e saúde.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam fortalecer os pequenos empreendedores e melhorar o município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores locais e lideranças, é fundamental para a conquista de bons resultados. Foram várias ações que permitiram fortalecer não só o comércio local, mas também a Prefeitura Municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Selvíria”, destacou Mendonça.

Ações do Plano de Desenvolvimento Econômico de Selvíria foram apresentadas para a sociedade e executadas em parceria

Fortalecimento do empreendedorismo

O Sebrae atuou em Selvíria melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de dois mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 200 empresas distintas localizadas na cidade.

Uma das empresárias atendidas foi Noemi Moreno que, em 2022, abraçou a oportunidade de abrir um negócio em Selvíria e criou a Central Modas – uma loja de vestuário que atende do público infantil ao adulto. Tirar o sonho do papel só foi possível com o apoio do Sebrae que a ajudou desde a formalização até a estruturação da empresa, por meio de consultoria e das capacitações levadas ao município pelo programa Cidade Empreendedora.

“O acompanhamento nos dá um rumo, me ajudou na questão de organização e atendimento. Uma representante do Sebrae, inclusive, veio na minha loja e me ajudou até na organização dos manequins. Percebo que o Cidade Empreendedora veio para fazer a diferença na vida das pessoas. Vejo isso não só no meu negócio, mas em outros comércios da região também. Esse é um laço que o programa conseguiu criar com os empresários e, dessa forma, as lojas estão cada vez mais fortes”, pontuou Noemi.

Dia da Oportunidade levou capacitações para empreendedores e pequenos produtores de Selvíria

Dentre as ações de capacitações promovidas para levar conhecimento aos empreendedores e possibilitar o crescimento das empresas, o grande destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, um evento gratuito ocorrido em maio de 2022, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.

Outra ação relevante foi proporcionada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS também levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos nas áreas de transformação digital, informática, costura, construção civil e panificação.

Paralelamente às capacitações, a Sala do Empreendedor do município recebeu uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário. O atendimento é voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar quem deseja empreender na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Sala do Empreendedor de Selvíria recebeu nova identidade visual

Para fortalecer o empreendedorismo, outra iniciativa feita no município foi a reinauguração da Feira Livre. Com o apoio do Sebrae/MS, o espaço que não funcionada há mais de dois anos, voltou a abrir as portas para a população. Mais do que ser um local de lazer para a sociedade, o ponto é garantia de renda para muitos empreendedores e produtores da agricultura familiar, que puderam retomar a exposição de produtos na feira e obter maior lucratividade.

O resultado do suporte oferecido ao comércio local pode ser observado pelos dados emitidos pela Receita Federal. O número de fechamento de empresas durante a execução do programa, por exemplo, reduziu 65% se comparado com o mesmo período anterior ao Cidade Empreendedora. Além disso, também houve um crescimento de 13% no número de empresas ativas no município e aumento de 37% na formalização de microempreendedores individuais.

Carretas equipadas levaram para o município cursos gratuitos na área de Costura

Compras Públicas e Desburocratização

Com o apoio do Sebrae/MS, outro avanço importante foi conquistado na área de Desburocratização, com a adesão do município à RedeSim. A mudança possibilita que o empresário possa fazer a abertura, o fechamento ou a alteração de uma empresa de forma on-line, sem ter que se deslocar até à Prefeitura Municipal e sem a exigência de apresentar documentos impressos, já que a RedeSim concentra em uma só plataforma dados dos órgãos estaduais e municipais, permitindo que o empreendedor tenha um cadastro único na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul.

O município também recebeu suporte e tornou o processo de Compras Públicas mais célere e eficiente, além de adotar estratégias para possibilitar que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação – tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006. Com esse trabalho, a Prefeitura Municipal investiu, em 2021 e 2022, no total, R$ 20,6 milhões em empresas locais licitadas para o fornecimento de produtos e prestação de serviços. Um passo importante para promover o ciclo virtuoso da economia e o aumento da geração de renda na cidade.

Segundo o agente de desenvolvimento de Selvíria, Adelson dos Santos, o trabalho realizado na área de Compras Públicas foi uma das grandes melhorias trazidas pelo programa para o município. “O Cidade Empreendedora veio ao encontro da necessidade que nós tínhamos e trouxe um dinamismo ainda maior para que fosse possível melhorar alguns setores que escolhemos como prioritários, dentre eles, estava o fortalecimento das compras públicas. Proporcionamos a qualificação dos servidores e isso nos aproximou do comércio, deixando um recurso ainda maior girando localmente através das compras públicas, e esse foi o início da transformação”, pontuou o agente.

No âmbito das Compras Públicas, também foi realizado um trabalho com a agricultura familiar. Produtores do município receberam consultoria especializada para que melhorassem a qualidade da produção, além de aprenderem a planejar o plantio de acordo com o que o mercado precisa e conseguirem se organizar para vender para o poder público via Programa Alimenta Brasil (PAB) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O prato que se destacou na etapa municipal do Desafio das Merendeiras em Selvíria foi “Caldo de Abóbora Cabotiã com Legumes”, preparado por Sueli Ferreira da Silva

O 1º Desafio Estadual das Merendeiras foi mais uma ação levada para os municípios com a proposta de ampliar as vendas dos produtores locais. Selvíria aderiu à competição e profissionais participaram da etapa municipal. Além de promover a capacitação e valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas, a iniciativa exigiu a criação de receitas compostas por alimentos oriundos da agricultura familiar, como uma forma de estimular o município a adquirir os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Fomento à educação empreendedora

Por meio do programa Cidade Empreendedora, estudantes de três escolas municipais tiveram oportunidade de aprender sobre empreendedorismo em sala de aula. O Sebrae/MS capacitou os professores em soluções de educação empreendedora e cerca de 900 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental foram contemplados com a metodologia do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

“Feirinha do JEPP” marcou a conclusão da metodologia quando estudantes apresentaram à comunidade os produtos desenvolvidos em sala de aula

Através do JEPP, o tema empreendedorismo é trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária, por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados. A Feirinha do JEPP é o último passo da metodologia, quando os estudantes de todos os anos envolvidos apresentam os produtos desenvolvidos à comunidade.

Assista ao vídeo e confira todos os resultados do programa Cidade Empreendedora em Selvíria. Para obter mais informações sobre a iniciativa acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou entre em contato por meio do número 0800 570 0800.