Agricultura Familiar foi o eixo escolhido para ser trabalhado em Bodoquena na última sexta-feira (21), durante a oficina do Mapa de Oportunidades do Cidade Empreendedora, programa elaborado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal para estimular a economia local. A ação contou com a participação de lideranças locais e a população em geral.
Segundo o prefeito Kazuto Horii, “existe um grande potencial de melhoria para o setor”, de forma que seja trabalhada a produtividade, a cooperação e a logística entre os produtores para se beneficiarem da força turística da região, oferecendo seus produtos a empreendimentos do estado e a órgãos públicos, e valorizando a experiência do turista em consumir alimentos da terra.
Para Lejania Ribeiro, Secretária de Turismo de Bodoquena, é necessário que a população seja um multiplicador das ações que acontecerão no município. “Espero que essa iniciativa seja um divisor de águas para cada um dos cidadãos daqui”.
Vanessa Leite, gerente do Sebrae na região Oeste de Mato Grosso do Sul, também reforça a necessidade de participação do cidadão nesta iniciativa, principalmente no próximo passo, o Plano de Desenvolvimento Econômico, previsto para outubro, quando serão apontadas as ações e os responsáveis. “Queremos que todos façam a seguinte reflexão: o que eu, enquanto cidadão, estou fazendo para ser protagonista do desenvolvimento do meu município?”.
O Cidade Empreendedora segue até o final de 2019 e está dividido em oito pontos chave que visam acelerar o desenvolvimento: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.
Serviço
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora em Bodoquena são obtidas na Prefeitura Municipal pelo telefone 3268-1104 ou ainda pelo e-mail: imprensa@bodoquena.ms.gov.br.
Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800.
Por: Bruno Navarros