Alunos de escolas municipais de Corumbá expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

/ / Corumbá

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Nos dias 18, 25, 26 e 30 novembro e 2 de dezembro, foi realizada a Feirinha do JEPP em nove Escolas Municipais de Corumbá. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Corumbá, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas nove escolas de Corumbá, 2.937 alunos participaram do projeto e mais de 90 professores foram capacitados.

Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Caic Padre Ernesto Sassida, Escola Municipal Sede Delcídio do Amaral e Extensão, Escola Municipal José de Souza Damy, Escola Municipal Clio Proença, Escola Municipal Rachid Barbauil, Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, Escola Municipal Ângela Maria Pérez, Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues e Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros.

Segundo a professora da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga, Fernanda Maria o projeto despertou o espírito empreendedor dos alunos. “Eles traçaram um objetivo a partir daquilo que foi proposto, eles começaram a trabalhar em regime de colaboração, cada qual com a sua função determinada, mas com o mesmo objetivo e a mesma meta. Eles passaram a contribuir positivamente uns com os outros e viram que o negócio estava dando certo, o planejamento proporcionou um bom retorno para essa equipe e eles se viram capazes de tocar uma empresa”, disse Fernanda.

Para a estudante da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues, Caroline de Carvalho, colocar os conhecimentos em prática foi a essencial. “Eu gostei muito do projeto, os professores nos incentivaram bastante a desenvolver os nossos produtos. Eu trabalhei com a eco papelaria e achei super interessante, é uma prática simples e sustentável, além de movimentar a economia”, completou Caroline.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.