Dia do Feirante: Com o apoio do Sebrae, horticultores do interior de MS melhoram qualidade dos alimentos e feiras ganham nova identidade visual

/ / Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Maracaju, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Terenos

Para celebrar a data, comemorada no dia 25 de agosto, Sebrae traz a história de dois feirantes e mostra a atuação nos municípios para melhorar a agricultura familiar

Produtores da agricultura familiar, Cléber Júnior é de Costa Rica e Orlando de Souza de Nova Andradina. Em comum, eles têm mais do que o amor pela horticultura: todo domingo os dois seguem, praticamente, a mesma rotina. Levantam-se cedo, ainda antes do sol nascer, pegam os legumes e hortaliças fresquinhos, recém tirados da terra, e seguem rumo ao centro da cidade para vender os alimentos na feira.

A venda é o último passo de um processo que exige paciência e dedicação, já que ser horticultor consiste em preparar a terra, controlar a umidade do solo, plantar e cultivar para, só então, colher. Com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com as prefeituras dos dois municípios, Cleber e Orlando conseguiram otimizar as etapas de produção, fazer planejamento e melhorar a qualidade dos alimentos que vão para mesa dos costarriquenses e nova-andradinenses.

Com o acompanhamento de um consultor do Sebrae/MS, Orlando viu uma grande melhoria no trabalho realizado quando aprendeu uma nova forma de controlar as pragas de sua produção de mamão. O produtor e feirante afirmou que, após várias tentativas de plantio da fruta, mais uma vez encontrava dificuldades no controle das pragas, que à época já causava uma perda de 30% sobre o estimado para colheita. Desmotivado pelo avanço da doença, Orlando recebeu uma equipe do Sebrae e contou os problemas do seu plantio, o que para sua alegria, foi a salvação para cerca de 800 quilos de mamões.

“Depois da parceria do Sebrae com a prefeitura, o Hélio veio até aqui e eu mostrei a ele como estava a plantação. Na mesma hora ele me disse o que era e passou a receita de uma calda para aplicar nas plantas. Eu comprei os produtos, fiz a mistura e borrifei. Em seis dias eu vi o resultado e no final de um mês consegui colher uma boa quantia”, relatou o feirante que é atendido em Nova Andradina junto com outros 22 produtores da agricultura familiar pelas consultorias do Sebrae/MS.

Cléber Júnior busca agora o selo de produtor orgânico, com o apoio do Sebrae/MS

Já Cléber trabalhava como operador de máquinas na região de Costa Rica e, há dois anos, mudou de rumo e passou a atuar no cultivo de hortifrutigranjeiros. Comercializando os alimentos na feira central e os distribuindo nas escolas da cidade, o produtor vê o Sebrae como um parceiro dos horticultores locais. Atualmente, 21 produtores da agricultura familiar recebem consultoria no município por meio do programa Cidade Empreendedora.

“Temos o acompanhamento do Sebrae/MS que nos auxilia na produção de adubos orgânicos. Com o NPK natural, melhoramos nossa produção de forma sustentável e sem gastar tanto comprando produtos industrializados”, comentou o produtor rural que ainda mencionou as expectativas de expandir as vendas para os mercados da região, com a formalização do negócio, além de receber o selo de horticultor orgânico.

“Nosso objetivo agora é adquirir o selo de produtor orgânico, que já está sendo providenciado com a ajuda do Hélio, consultor do Sebrae. E a partir disso comercializar em supermercados da região, expandindo nossa rede de distribuição e aprimorando nosso negócio”, finalizou.

Melhorias na Feira do Produtor

Juntamente à consultoria oferecida à cerca de 340 pequenos produtores da agricultura familiar em 19 municípios de Mato Grosso do Sul para que possam planejar a produção e alavancar as vendas, incluindo o fornecimento de alimentos para o poder público, o Sebrae/MS, por meio do Cidade Empreendedora, também tem atuado em conjunto com as administrações municipais para aproximar a população das Feiras do Produtor presentes em cidades atendidas pelo programa.

Além do novo layout, nova identidade visual vem para fortalecer o negócios locais

Atualmente, em 16 municípios, foram elaborados projetos para a implementação de uma nova identidade visual com a proposta de tornar o espaço mais atrativo para o público. Em Bandeirantes, Costa Rica, Inocência, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Rio Brilhante e Terenos o novo layout foi instalado e apresentado à população. Já em Amambai, Camapuã, Corumbá, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora, a instalação das peças será feita até o fim do ano.

De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS e coordenador do eixo Compras Públicas do programa Cidade Empreendedora, Marcus Rodrigo de Faria, a nova identidade visual da feira é uma das iniciativas para fortalecer os produtores e comerciantes que atuam no espaço. Outra ação é a oficina “Dez passos para uma feira de sucesso” ministrada para que os pequenos negócios presentes na feira aprendessem técnicas voltadas a agregar valor aos produtos, melhorar a relação com os clientes e trabalhar de forma conjunta.

“A oficina levou conhecimento para os feirantes de cada um dos municípios e, mais do que isso, também veio para que fosse traçado um diagnóstico a respeito das melhorias que cada grupo de feirantes precisaria implementar para aprimorar o trabalho realizado. Ao identificar essas necessidades, 12 cidades que manifestaram interesse receberam um plano de ação com novas capacitações que devem ser oferecidas para auxiliar esses pequenos negócios em outros pontos como atendimento e precificação”, destacou o coordenador.

Projeto envolve, além de uma nova identidade visual para as feiras, capacitações e ações de apoio aos feirantes

Segundo Marcus, esse trabalho vem corroborar com as iniciativas do programa Cidade Empreendedora nos municípios participantes e é um passo importante para que, juntamente com o poder público, seja possível dar apoio aos comerciantes e resgatar a imagem das feiras diante da população. “Em cada cidade, a feira é mais do que um espaço de comercialização, ela representa um ambiente de lazer para as famílias, por isso a necessidade de reaproximar o público desse local. Com isso, também vamos auxiliar o pequeno produtor e comerciante a ampliar as vendas e garantir a renda da sua família, o que deve se refletir na geração de emprego e desenvolvimento para o município como um todo”, concluiu.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Atualmente, o programa está em execução em 32 municípios de Mato Grosso do Sul com ações voltadas para fortalecer os pequenos negócios locais, seja no campo ou na cidade, além de atuar para a melhoria do ambiente de negócios em cada município.

Além das cidades já citadas nessa reportagem também fazem parte do programa os municípios de Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Chapadão do Sul, Coxim, Jaraguari, Jardim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse www.cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.