Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora
Nesta terça-feira (30), foi realizada a Feirinha do JEPP em seis Escolas Municipais de Nova Andradina. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Nova Andradina, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula.
Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.
De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.
Entre as escolas que participaram do projeto estão a Escola Municipal Pingo de Gente Polo, Escola Municipal Mundo da Criança, Escola Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin, Escola Municipal João de Lima Paes, Escola Municipal Brincando de Aprender Polo e Escola Municipal Machado de Assis.
Segundo Euzébio Souza, coordenador pedagógico da Prefeitura de Nova Andradina, a metodologia envolveu os alunos e despertou a criatividade. “Mesmo com todas as limitações e dificuldades, conseguimos desenvolver na maioria das unidades de ensino da Rede Municipal a metodologia do JEPP, que contou com o envolvimento dos professores, da gestão escolar e principalmente dos alunos. A Feirinha do JEPP foi um momento muito significante para esses estudantes, durante o evento pude ouvir vários relatos de alunos, sobre as vivências e o que eles estavam produzindo”, disse o coordenador.
Já para Renata Aparecida Soares Santos Costa, diretora da Escola Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin, trabalhar o tema com alunos foi prazeroso. “Eu gostei muito da metodologia do JEPP, dos materiais e do formato do projeto. No início tivemos algumas dificuldades, mas conseguimos finalizar todos os produtos com as turmas para apresentar na feirinha e foi bem bacana. Todas as turmas desenvolveram produtos legais e criativos, a feirinha foi um sucesso os alunos gostaram e se envolveram com a iniciativa”, finalizou Renata.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.