Alunos de Escolas Municipais, em Caarapó, expõem produtos desenvolvidos em sala

/ / Caarapó

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Na sexta-feira (2), alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Rui Barbosa, Cândido Lemes dos Santos e Professor Moacir Franco de Carvalho, localizadas em Caarapó, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.

A Feirinha do JEPP, como é chamada ação, é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação dos professores e, a partir disso, os alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.

Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Para Elcinéia Arteman de Melo Menegatt, professora na Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, a iniciativa é uma forma de integrar a escola com a comunidade, além de apresentar o empreender como uma possibilidade de futuro. “Achei a metodologia importante, pois as crianças conseguiram perceber por si mesmas que o empreendedorismo é uma alternativa. Para a feira nós auxiliamos os alunos na produção de cheirinhos ou aromas, o que foi bem bacana porque eles se interessaram e quiseram fazer em casa. Uma outra coisa que o JEPP proporciona é a aproximação entre escola e família”, comenta a professora.

A coordenadora do JEPP de Caarapó, Elizabete Severo da Silva Romeiro, explica a importância do trabalho com os alunos por meio da metodologia e como foi possível transformar o dia a dia dos estudantes. “Apesar de ter sido um grande desafio, as escolas conseguiram cumprir seu papel em relação ao trabalho proposto pelo programa. As atividades foram realizadas com a participação direta dos alunos que desenvolveram satisfatoriamente cada proposta e com isso a ideia do empreendedorismo foi bem trabalhada aceita”.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.