Alunos de escolas rurais de Rio Brilhante expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

/ / Rio Brilhante

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Na última sexta-feira (19), foi realizada a Feirinha do JEPP em quatro escolas rurais de Rio Brilhante. Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

A iniciativa foi promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pela primeira vez em Rio Brilhante, pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Com a proposta de possibilitar que as crianças aprendessem sobre inovação e empreendedorismo, o projeto capacitou os professores para que as temáticas fossem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Nas quatro escolas rurais de Rio Brilhante, 818 alunos participaram do projeto e 29 professores foram capacitados.

Por meio da metodologia, o tema empreendedorismo foi trabalhado com os estudantes de acordo com a faixa etária e o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Entre as escolas que participaram do projeto estão o Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, Centro Educacional Municipal Criança Esperança II, Centro Educacional Municipal Criança Esperança VI e Escola Municipal Prefeito Sírio Borges.

Segundo o aluno que estuda no Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, Eric Silva Santos a iniciativa trouxe experiências necessárias para o desenvolvimento do trabalho. “Eu gostei bastante do projeto e aprendi muito com ele, a melhor parte foi trabalhar com a casa dos idosos, eu tenho uma grande afeição com esse tipo de serviço social e a partir disso nós produzimos os sequilhos da vovó, um biscoitinho de nata, e já vendemos uma boa parte”, disse Eric.

De acordo com a professora que trabalha no Centro Educacional Municipal Criança Esperança II, Regiane Menegat a metodologia foi bastante produtiva para o desenvolvimento dos alunos. “Os alunos foram desafiados a aliar o empreendedorismo e a sustentabilidade, então surgiu o Eco Brechó. Eles fizeram uma campanha para que a população doasse itens que por algum motivo não usavam mais, reutilizaram e reaproveitaram para a montar o brechó sustentável. Além de fazer a economia girar, conscientizamos as pessoas a respeito do consumo excessivo”, pontuou a Regiane.

Para a professora do Centro Educacional Municipal Criança Esperança I, Zunilda Benites Alcara o projeto trouxe ensinamentos importantes para a formação dos alunos. “Conseguimos trabalhar uma boa parte do material que foi sugerido, os alunos aprenderam de tudo um pouco, meio ambiente, qualidade vida de vide e saúde. Todos esses temas são necessários para a formar pessoas mais conscientes e responsáveis. É claro que no início foi um pouco difícil, os alunos não conheciam os termos, nunca tiveram contato com o tema, foi a partir da implementação do JEPP que conseguimos realizar todos esses trabalhos”, completou a professora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800.