Conheça as profissionais da região Sul que disputam a final do 2º Desafio das Merendeiras

/ / Amambai, Batayporã, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Rio Brilhante

Etapa estadual da competição promovida pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, será na terça-feira (31), em Campo Grande

Com panelas e aventais, as merendeiras possuem papel fundamental na vida escolar dos estudantes. E, para dar mais significado na importância dessa profissão e fomentar a agricultura familiar nas cidades, de julho a outubro, essas profissionais disputaram a etapa municipal do 2º Desafio Estadual das Merendeiras. Ao todo, 24 municípios inscritos, pertencentes ao programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras Municipais, participaram da ação e, assim, foram selecionadas as melhores receitas que agora farão parte da grande final.

Os pratos foram confeccionados com itens da agricultura familiar e os três melhores serão escolhidos na noite da próxima terça-feira (31), no Gran Murano Buffet, em Campo Grande, com transmissão ao vivo, no canal do Sebrae no Youtube, por meio do link FinalDesafioEstadualDasMerendeiras2023.

O evento é organizado pelo Sebrae/MS e conta com o apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Senac MS. No mesmo dia, pela manhã, no prédio do Senac Turismo e Gastronomia, as participantes serão divididas em dois grupos para preparar as receitas e apresentá-las a uma banca de jurados composta por cinco avaliadoras. Já no período noturno, será promovida a cerimônia de premiação.

Dos profissionais que representam os municípios participantes da disputa, seis deles são da região Sul de Mato Grosso do Sul: Amambai, Batayporã, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Rio Brilhante.

Conheça quem são as merendeiras dessa região que disputam a final:

Amambai – Merendeira Fabiana Ferreira Cruz com o “Farofa do prefeito”

A merendeira vencedora da competição em âmbito municipal pontua como a iniciativa fez a diferença para o município e contribuiu para a formação das profissionais. “Faz 12 anos que sou concursada e hoje estou na Cozinha Central, posso dizer que, em relação a merenda, o município de Amambai está de parabéns. Nós recebemos produtos que são de alta qualidade, então, isso ajuda a gente a oferecer para os nossos alunos uma comida saborosa e nutritiva feita com muito carinho. Amo cozinhar, tenho amor pela minha profissão e só tenho a agradecer, pois desde o ano passado evolui muito, tanto que inscrevi a mesma receita do desafio anterior, a aprimorei e isso me fez vencer o desafio”, comentou Fabiana.

Batayporã – Merendeira Maria de Fátima com “Galinhada Nutritiva”

“Foi surpreendente, porque eu não esperava. Eu participava só para a intenção de competir, de participar, eu não esperava ganhar nada”, conta a merendeira ganhadora da etapa municipal de Batayporã, Maria de Fátima. Ainda, de acordo com ela, a inspiração para o prato se deve a dificuldade que as crianças têm para gostar de frango e legumes. “Lá na escola onde eu trabalho, as crianças não gostam muito assim do frango junto, “separadinho”, né, com legumes, então eu inventei o prato assim, e elas adoram. Por isso, eu resolvi fazer aqui”, explica a merendeira.

Dourados – A merendeira Maria Aparecida Ferreira do Nascimento com antepasto de legumes com frango ao molho branco

A merendeira ganhadora Maria Aparecida conta que desde 2010 atua na área e sempre foi apaixonada pela cozinha. Ela comenta que a receita elaborada é um prato festivo dentro da merenda escolar. “Na competição eu aprendi muito com o companheirismo, com o apoio das pessoas ali torcendo, estávamos competindo, mas estávamos torcendo uma pela outra. Não jogamos nada fora, reaproveitamos tudo, e a minha receita podemos servir para as crianças em datas mais festivas, por exemplo, na semana do Dia das Crianças para ser um prato especial”, ressalta a merendeira.

Maracaju – Merendeira Isabel Alves Barbosa com torta de carne moída com legumes da Bel


Com 10 anos de profissão, a merendeira que venceu a etapa municipal de Maracaju, Isabel Alves Barbosa, conta que a expectativa era de ficar em 3º lugar. “Estou muito feliz, no ano passado eu fiquei em 5º, este ano eu queria ficar em 3º lugar, mas superei a expectativa. Eu faço aquilo que eu gosto, para mim isso é importante. Sobre a receita, eu já estava com ela na cabeça, mas foi no workshop que aprendi sobre sal de ervas, aí experimentei colocar. Deu certo”, finaliza a merendeira.

Nova Andradina – Merendeira Cristiane da Silva Xavier com o prato “Delícias da Escola”

A merendeira vencedora destaca o amor pela cozinha e como os alunos ficam felizes com certos pratos elaborados por essas profissionais. “É a primeira vez que eu participo, primeira vez que eu ganho, e que seja a primeira de muitas, né? E aprender a cada dia também. No desafio, aprendemos coisas novas, a reaproveitar alimentos. Minha inspiração para a receita também vem do amor, amor naquilo que eu faço, dedicação, ter carinho, ter zelo”, enaltece a ganhadora Cristiane da Silva Xavier.

Rio Brilhante – Merendeira Solange Guimarães Braga Luquetti com filé de frango ao creme de milho gratinado

Vencedora da etapa estadual de Rio Brilhante, Solange Guimarães Braga Luquetti, participou no ano passado do desafio ficando em 4º lugar, e acredita que elaborar um prato no qual ela possuí mais experiência pode ter ajudado na vitória desta vez. “Eu participei no ano passado e saí em quarto lugar. Aí, este ano eu falei: vou elaborar um prato que eu já tenho mais experiência, né? Para mim, era importante participar. A minha unidade me ajudou muito na escolha do prato. Queria levar o troféu para a minha creche, porque para mim vai eternizar, porque daqui há três anos eu aposento. Eu amo o que faço, sabe, e eu agradeço muito a Deus, sou muito grata por estar aqui. Conheci pessoas muito legais, como o chefe, e agora vamos lutar pelo estadual”, ressalta a merendeira.